Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

De artista para artista: Conheça 6 gravadoras criadas por músicos

Diversos artistas buscaram desenvolver novas formas para participar da produção musical na indústria fonográfica

Placeholder - loading - Gravadoras criadas por músicos.Divulgação
Gravadoras criadas por músicos.Divulgação

Publicada em  

Chega um momento da carreira em que grandes estrelas se vêm na necessidade de fazer mais, expandir o seu império. A inciativa de abrir gravadoras se tornou uma forma de deixar uma marca no mercado musical e em alguns casos se transformou em tentativas falhas. Contudo, as figuras selecionadas foram fundadoras de gravadoras de grande sucesso. Veja seis artistas que conseguiram deixar, de forma alternativa, sua marca na indústria fonográfica.


Madonna (Maverick)

Disco ‘Erotica’ lançado pela Maverick Records.Divulgação
Toque para aumentar

Com muito foco e determinação, no auge de sua carreira, em 1992, Madonna se juntou com sua antiga equipe do grupo Warner e fundou a Maverick Records. Quando ela anunciou seu novo projeto, muitos acharam que seria um grande fracasso e que ela resolveu o fazer para ser um ‘massageador de ego’. Contudo, claro que a Material Girl os provou o contrário.

O primeiro lançamento foi o seu álbum controverso e considerado um dos mais ousados, “Erotica”. Ele foi um grande sucesso, bem recebido pelos críticos e o público. Depois de alguns anos, a gravadora lançou álbuns muito renomados de Alanis Morissette e os grupos Prodigy e Deftones.


Ray Charles (Tangerine)

Disco “My Kind Of Jazz” de Ray Charles.Divulgação
Toque para aumentar

Entrando como uma parceria com a ABC- Paramount Records, Ray Charles fez um ótimo acordo em 1962 e se destacou como um artista diferencial para a época. Ele negociou com o grupo e fundou a gravadora Tangerine Records. Nela, conseguiu uma boa taxa de royalties, uma participação nos lucros da empresa e propriedade de suas Masters.

Com uma duração curta, a empresa se tornou muito cobiçada para artistas de soul, conseguindo nomes como George Byrd e Ike e Tina Turner. Ela também encontrou um espaço para as canções angustiadas de Jimmy Scott e o jazz instrumental de Al Grey e John Anderson.


Frank Sinatra (Reprise)

Disco de Frank Sinatra, “A Man And His Music”.Divulgação
Toque para aumentar

No início dos anos 60, Frank Sinatra foi um dos primeiros astros a querer trilhar o seu próprio caminho. Desde sempre, desejava começar sua própria gravadora e conseguiu realizar o seu desejo com a Reprise Records. Já tinha tentado alguns anos antes, mas fracassou na compra de parte da Verve Records, cujo dono era Norman Granz.

O primeiro single lançado pela empresa foi a sua gravação de “The Second Time Around”. Entusiasmado com a sua recém conquistada liberdade artística, ele ajudou alguns amigos e os incentivou a entrarem na Reprise. Então, em pouco tempo, ela já tinha nomes como Sammy Davis Jr, Rosemary Clooney e Dean Martin em sua lista de artistas.


Beatles (Apple)

Disco dos Beatles lançado pela Apple Records.Divulgação
Toque para aumentar

A Apple Records começou com uma noção idealizada de liberdade criativa, como acontece em muitos casos de artistas abrindo gravadoras. “Esperamos fazer algo que seja gratuito, onde as pessoas possam vir, fazer e gravar”, disse John Lennon. Contudo, por conta do seu tamanho e a lista impressionante de contatos, ela se tornou uma das maiores gravadoras dirigidas por músico que já existiu. Em seis anos, a gravadora lançou mais de cinquenta singles e mais de duas dúzias de álbuns de bandas que os Beatles assinaram.

Além da carreira solo do próprio Paul McCartney, ela foi responsável por trazer grandes canções de James Taylor, Ronnie Spector, Mary Hopkin, entre outros. Um dos maiores projetos que já saiu de lá foi o álbum de estúdio “Imagine” de Lennon.


Prince (Paisley Park/ NPG)

Disco de hits do Prince.Divulgação
Toque para aumentar

Em 1985, no auge do seu império, Prince tinha como um dos seus objetivos lançar uma série de bandas e gravá-las. Para conseguir concretizar suas ideias, fundou a Paisley Park com uma parceria com a Warner Bros- que ajudava na distribuição. Com ela, o artista conseguiu lançar projetos como a sessão de estúdio “Prince and the Parade and Sign O’ The Times Era”, junto com alguns de seus melhores trabalhos extracurriculares, como a banda The Family, e as cantoras Sheila E. e Jill Jones.

Depois de uma briga nos anos 90 com o grupo parceiro, a empresa fechou. Contudo, seu sonho não parou por aí, lançando mais uma marca, a NPG Records. Com ela, se tornou um dos pioneiros na venda e distribuição pela Internet nos anos 90 e 2000.


Jay-Z (Roc-A-Fella)

Disco 'Guilty Until Proven Innocent' de Jay Z.Divulgação
Toque para aumentar

Para finalizar, é impossível falar de gravadoras importantes dirigidas por músicos e não citar a Roc-A-Fella. Ela foi uma empresa fundada pelos magnatas do Hip-Hop Damon Dash, ‘Biggs’ e Jay Z, depois de não conseguirem atrair o interesse das grandes gravadoras da época. Em sua estreia, lançaram o disco de Jay “Reasonable Doubt”, que foi altamente prestigiado pelos críticos musicais. Assim que a notícia se espalhar, o artista reafirmou seu lugar deixando claro que: "Eu possuo a empresa para a qual faço rap".

Nos anos seguintes, ela foi se tornando cada vez mais uma potência que definiam o Rap, fornecendo grandes sucessos comerciais. O primeiro álbum de platina dele, sendo também o de maior venda, foi lançado pela gravadora e a ajudou a estabelecer seu futuro. Os vanguardistas se destacaram com nomes como o Beanie Siegal, Cam’ron, além do próprio chefe, Jay Z.

Veja também:

TBT: 38 ANOS DE FRANK SINATRA NO BUDOKAN HALL

ERIC CLAPTON ANUNCIA NOVA VERSÃO DE '24 NIGHTS'

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. de artista para artista …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.