Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Defesa de Temer pede ao STF que anule indiciamento da PF no inquérito dos portos

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Defesa de Temer pede ao STF que anule indiciamento da PF no inquérito dos portos"

Publicada em  

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - A defesa do presidente Michel Temer apresentou nesta quarta-feira um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que anule o indiciamento feito pela Polícia Federal contra o chefe do Poder Executivo no chamado do inquérito dos portos.

Os advogados argumentam ao ministro Roberto Barroso, relator do caso no STF, que a PF não tem competência de fazer 'diretamente' o indiciamento de Temer, sem autorização do Supremo ou mesmo pedido feito pela Procuradoria-Geral da República.

Na véspera, a PF entregou ao STF o relatório final do inquérito dos portos em que indicia Temer por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A defesa cita o fato de que o entendimento do Supremo é no sentido de que a polícia não pode fazer o indiciamento de autoridades com foro privilegiado.

'Está claro, pois, que a autoridade policial não dispõe de competência para formalização de ato de indiciamento contra o requerente, o qual, por isso mesmo, deve ser tornado sem efeito de forma imediata', diz o documento, para quem o indiciamento teve 'deletéria repercussão negativa', atinge a 'honorabilidade' do presidente, com 'reflexos inclusive na estabilidade da Nação'.

A defesa de Temer diz que ainda não teve tempo de analisar as mais de 800 laudas do relatório da PF, mas reafirma que o presidente 'não praticou qualquer dos delitos que lhe foram atribuídos e que, seguramente, não há elementos suficientes para justificar a conclusão lá exposta'.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. defesa de temer pede ao stf …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.