Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Deputado George Santos enfrenta nova tentativa de expulsão do Congresso dos EUA

Placeholder - loading - Deputado republicano dos EUA George Santos 01/11/2023 REUTERS/Julia Nikhinson
Deputado republicano dos EUA George Santos 01/11/2023 REUTERS/Julia Nikhinson

Publicada em  

Por Moira Warburton e David Morgan

WASHINGTON (Reuters) - O deputado republicano George Santos enfrentou um novo esforço para expulsá-lo do Congresso dos Estados Unidos nesta sexta-feira, um dia depois que parlamentares divulgaram um relatório que sugeria que os promotores federais deveriam apresentar acusações criminais adicionais contra ele.

O presidente do Comitê de Ética da Câmara dos Deputados, Michael Guest, apresentou o projeto de lei que tem como alvo o colega republicano, envolvido em escândalos desde sua eleição em 2022, após revelações de que ele mentiu sobre grande parte de seu passado e acusações de fraude federal.

Santos, de 35 anos e filho de brasileiros, já havia se declarado inocente das acusações federais de lavagem de fundos de campanha para pagar despesas pessoais e de cobrança de cartões de crédito de doadores sem permissão, entre outras violações de financiamento de campanha.

'As provas reveladas são mais do que suficientes para justificar a punição, e a punição mais apropriada é a expulsão', disse Guest em um comunicado.

Espera-se que a Câmara, que os republicanos controlam por uma estreita maioria de 221 a 213 assentos, vote sobre o esforço de expulsão quando retornar de um recesso de duas semanas.

O gabinete de Santos não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

O distrito de Santos, que inclui uma pequena parte da cidade de Nova York e alguns de seus subúrbios ao leste, é considerado em aberto para as próximas eleições.

O Comitê de Ética divulgou na quinta-feira um relatório sobre a suposta fraude financeira da campanha de Santos, que documentou um padrão de contabilidade deficiente e uso indevido de fundos de campanha tão difundido que sua eleição 'colocou em questão a integridade da Câmara'.

Santos disse na quinta-feira que não se candidatará à reeleição em 2024, mas se recusou a deixar o cargo antes disso.

O Comitê de Ética disse que encaminhou mais 'condutas ilícitas e não imputadas' ao Departamento de Justiça para possível processo criminal, incluindo novas evidências de empréstimos falsamente relatados recebidos pela campanha malsucedida de Santos ao Congresso em 2020, reembolsos impróprios de empréstimos e 'erros sistêmicos de relatórios' em suas campanhas de 2020 e 2022.

O relatório também detalhou gastos extravagantes -- e possivelmente ilegais -- do dinheiro da campanha, incluindo milhares de dólares em botox, marcas de luxo como Hermes e 'compras menores' no OnlyFans, uma plataforma online conhecida pelo conteúdo sexual.

A Câmara pode votar a moção -- a segunda que Santos enfrenta neste mês -- já em 28 de novembro, quando retorna do recesso após o feriado de Ação de Graças.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. deputado george santos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.