Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dia do baterista: conheça a data

Um dia para se comemorar com muito ritmo e energia como todos os bateristas

Placeholder - loading - Imagem/iStock: Homem tocando bateria.
Imagem/iStock: Homem tocando bateria.

Publicada em  

Baterias são um conjunto de instrumentos de precursão. O bumbo, a caixa, o surdo, os pratos e muito mais se juntam em um só instrumento para levar o ritmo da música ao nível certo. Entrando nas bandas no começo do sec XX, a bateria logo chamou a atenção.

No início a bateria era tocada por mais de um músico, mas, em 1910, William F. Ludwing inventou os suportes para as caixas e os pedais, permitindo que o instrumento fosse tocado por uma só pessoa. Levando o instrumento aos palcos e ao mundo todo.

O próximo passo desse caminho foram as baterias eletrônicas, que trocam as peças por sensores previamente programados para poder sintetizar e aplicar efeitos aos sons, além de poder escutar nos fones de ouvido e salvar os vizinhos dos bateristas.

Não existe um padrão para o que é uma bateria. Como é composta de muitas peças cada baterista pode personalizar par ter o som que precisa. Ringo Starr usava poucas peças e um conjunto pequeno, já Roger Taylor, do Queen, usava muitas peças.

Imagem de conteúdo da notícia "Dia do baterista: conheça a data" #1
Toque para aumentar
Imagem de conteúdo da notícia "Dia do baterista: conheça a data" #2
Toque para aumentar

A bateria de Mark Temperato, novaiorquino no Guinness, tem 813 peça e demorou 20 anos para ser construída, quebrando o recorde mundial. Mark montou o instrumento para tocar na banda de sua igreja.

Imagem de conteúdo da notícia "Dia do baterista: conheça a data" #3
Toque para aumentar

A bateria criou o nome de grandes músicos. Desde Ringo Starr com seu set pequeno, mas poderoso. John Bonham com suas batidas fortes no Led Zepelin, Keith Moon com seus ritmos convulsivos no The Who. Ginger Baker, como o coração pulsante dos vários grupos de blues por onde passou, Stewart Copeland, no Police, com sua precisão matemática - e as luvas, quem esqueceria delas? Por último, mas com toda certeza, não menos importante temos que lembrar de Roger Taylor do Queen, ajudando a levar o estilo pomposo para a banda e para os palcos do mundo.

Phil Collins também merece uma citação aqui. Baterista do Genesis o artista depois se estabeleceu como cantor e compositor. Mesmo assim, em seu maior sucesso, “In The Air Tonight”, que tem o estrelato é a bateria

Veja também

CHARLIE PUTH FALA SOBRE O PRÓXIMO NOVO ÁLBUM 'CHARLIE'

MARIAH CAREY LANÇA COLEÇÃO DE JOIAS COM A CHOPARD

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dia do baterista conheca a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.