Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    #TBT: nesta semana, em 1965, The Who lançou “My Generation”

    O single do álbum mais famoso do The Who, chegou ao 2º lugar no Reino Unido

    Placeholder - loading - Divulgação
    Divulgação

    Publicada em  

    Se grandes bandas grunges dos anos 90 quebravam seus instrumentos no final dos shows ou se cantores dançam no palco ao invés de só ficar parados, é porque o The Who criou essa estética e essa atitude na década de 1960.

    O grupo britânico foi um sucesso mundial ao longo dos anos com seu rock refinado e diferente feito pelo guitarrista Pete Townshend, o principal compositor da banda; pelo vocalista Roger Daltrey, fundador da banda; o baterista Keith Moon, considerado um dos melhores bateristas do rock; e o baixista John Entwistle, a espinha dorsal dos maiores sucessos da banda.

    Toque para aumentar

    Com esse conjunto de excelentes músicos, que pareciam destinados ao estrelato, que, em 3 de dezembro, o The Who lançou seu álbum de estreia “My Generation” que chegou ao 5º lugar das paradas britânicas e foi considerado pelo crítico musical Robert Christgau em 1967 na revista Esquire de “o rock mais pesado na história”.

    Versões do Reino Unido e dos Eua

    O álbum teve algumas diferenças entre seu lançamento britânico e americano. A começar pelo título: nos Estados Unidos o álbum foi intitulado de “The Who Sings My Generation” (The Who Canta My Generation), enquanto na Inglaterra foi apenas “My Generation” (Minha Geração).

    Houve mudança também nas faixas do inclusas no álbum, no lado b. A canção “I’m a Man” (Eu Sou um Homem) não foi incluída na versão norte-americana que recebeu a música “Circles” (Círculos), não incluída na versão do Reino Unido.

    A capa do álbum também sofreu alterações. Originalmente a banda aparece com o Big Ben ao fundo, sendo essa a capa britânica, já para os Estados Unidos os músicos aparecem perto de tonéis de lixo tóxico, apenas com uma bandeira do Reino Unido representando sua nacionalidade.

    Toque para aumentar
    Toque para aumentar

    Confira as tracklists das diferentes versões do disco:

    My Generation

    1. "Out in the Street"
    2. "I Don't Mind" (James Brown)
    3. "The Good's Gone"
    4. "La-La-La-Lies"
    5. "Much Too Much"
    6. "My Generation"
    7. "The Kids Are Alright"
    8. "Please, Please, Please"
    9. "It's Not True"
    10. "I'm a Man"
    11. "A Legal Matter"
    12. "The Ox"

    The Who Sings My Generation

    1. "Out in the Street"
    2. "I Don't Mind"
    3. "The Good's Gone"
    4. "La-La-La-Lies"
    5. "Much Too Much"
    6. "My Generation"
    7. "The Kids Are Alright"
    8. "Please, Please, Please"
    9. "It's Not True" – 2:31
    10. "The Ox"
    11. "A Legal Matter"
    12. "Circles"

    Singles de maior sucesso

    Antes de lançar o EP de sucesso a banda lançou dois singles. O primeiro foi “I Can’t Explain” (Não consigo explicar) que foi a estreia da banda. A música conta com um refrão repetido e já chegou mostrando toda a habilidade da banda com a bateria poderosa de Moon e a guitarra marcante de Pete com solos incríveis, isso sem falar do canto rápido de Daltrey com gritos fortes.

    O single ganhou uma versão em português pelo Ultraje A Rigor em seu disco Acústico MTV.



    Confira a versão em português:



    O segundo single já fez parte do álbum, inclusive tem o mesmo nome. “My Generation” é bem mais pesado, tanto em seu som quanto em sua letra que trata de conflitos geracionais.

    Tratando do som em si, Townshend chega mostrando toda a força e ritmo da sua guitarra, Daltrey surpreende com gaguejadas propositais que revolucionam a forma de cantar, trazendo mais swing e emoção, além dos gritos e notas altíssimas que o cantor alcança com agressividade. Moon vem com sua bateria convulsiva fazendo a música mais cheia. Por fim, Entwistle e seu baixo estrelam solos pouco comuns para a época e o gênero, animando muito a música.

    Confira a música na íntegra:



    “My Generation” revolucionou o rock e, ainda hoje, surpreende os ouvintes com suas músicas ousadas e performances um tanto excêntricas.

    Veja também:

    Shawn Mendes lança single “It’ll be okay”

    Montanhas Experience: conheça o evento de esportes radicais paulista

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. tbt nesta semana em 1965 the …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.