Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Como aprender violão sozinho, confira 5 dicas

Desde o estudo das notas até conhecer o instrumento, há muito o que aprender

Placeholder - loading - Fonte: iStock
Fonte: iStock

Publicada em  

Estudar um instrumento musical pode trazer grandes benefícios, seja para o raciocínio lógico, ou seja, para desestressar como um hobbie depois de um dia cansativo de trabalho. Algumas pessoas optam por contratar professores ou se matricular em cursos e escolas, mas é possível evoluir bastante no instrumento sozinho se houver esforço e dedicação.

O violão é um dos instrumentos mais populares, com ele você pode tocar muitas músicas dos mais diversos estilos. O instrumento acústico de 6 cordas é ótimo para iniciantes por não precisar de equipamentos caros como amplificadores e cabos.

Mas, antes de estar preparado para pegar em um violão devemos conhecer suas partes: O corpo onde fica a caixa acústica que amplifica o som gerado pelas coradas, dele sai o braço que, divido em casas, cada uma com uma nota, leva até a cabeça que é onde ficam presas as cordas e onde é possível aumentar ou diminuir a tensão para afiná-las com as tarraxas.

violão
Toque para aumentar

Separamos algumas dicas para quem quer começar do zero a aprender a tocar violão e conseguir seguir esse caminho sozinho (as dicas são pensadas para destros):

SEGURANDO O INSTRUMENTO

Apoiando sobre a coxa o violão deve estar paralelo ao corpo. A mão direta deve ficar perpendicular às cordas, logo acima do buraco do corpo do instrumento, seja para usar a palheta ou dedilhar.

A mão esquerda deve estar disponível ao longo de todo braço do violão, o polegar deve se apoiar no meio da parte traseira do braço para que as pontas dos dedos possam pressionar as cordas sem que abafem as outras. Para isso, a palma da mão esquerda não deve encostar em nada.

pose violão
Toque para aumentar

INDEPENDÊNCIA DOS DEDOS

É importante treinar a independência dos dedos, ou seja, que cada dedo possa se movimentar sem depender ou afetar os outros. Isso serve tanto para a mão direita, quando for dedilhar as cordas, quanto para a esquerda que deverá colocar seus dedos sempre em posições diferentes para poder formar os acordes desejados. Então, é vital que cada dedo funcione sem atrapalhar o outro.

Para atingir cada vez maiores níveis de independência existem exercícios que vão desde colocar um dedo em cada casa formando uma linha, até caminhar com ele pelo braço, mas sem nunca colar o mesmo dedo na mesma casa.

É importante lembrar que para facilitar o ensino e a comunicação cada dedo recebe um número: O indicador é 1, o médio é 2, o anelar é 3 e o mínimo é 4.

Dedos violão
Toque para aumentar

PALHETA OU DEDOS

Muitos músicos usam palhetas para tocar violão, como John Lennon por exemplo, outros preferem usar os próprios dedos da mão direita, como Mark Knopfler. O que leva a essa decisão são principalmente dois pontos: a música tocada e a preferência.

Existem músicas que exigem cadencias rítmicas com abafamentos das cordas ou que um grupo separado de cordas seja tocado ao mesmo tempo, logo tocar com palheta aumentaria muito a dificuldade de executá-la. Ao mesmo tempo, existem músicas com ritmos mais rápidos e pesados, com o som mais alto e que, com a palheta, a performance tende a melhorar muito.

O gosto de quem está tocando também é uma grande influencia na hora da escolha, algumas pessoas sentirão mais controle do instrumento se não usarem palheta enquanto outras podem não conseguir atingir todas as cordas ou até se machucar ao usar seus dedos.

É importante ter as unhas em um tamanho médio se optar por não usar palheta, se forem muito grandes poderão quebrar, muito curtas a pele dos dedos pode abafar o som.


NOTAS

É importante que se conheça as notas musicais e suas representações para que possa identificá-las e saber a quais se referem. Veja a escala abaixo, e veja que cada nota tem uma letra que é correspondente a ela

Dó (C), Ré (D), Mi (E), Fá (F), Sol (G), Lá (A), Si (B)

Porém além dessas notas que muitos aprendem a cantarolar na pré-escola, existem os sustenidos (ou bemóis (b), mas para facilitar os chamaremos de sustenidos apenas) que ficam entre algumas notas e são representados pelo acréscimo do símbolo #, apenas Mi e Si não possuem sustenidos. Veja então a escala completa

C, C#, D, D#, E, F, F#, G, G#, A, A#, B


TABLATURA

A tablatura, tal como a partitura é uma forma de ler e escrever música, porém mais simples e focada nos instrumentos de corda, como o violão. Aprender a ler tablatura é um dos passos mais importantes para começar a tocar sozinho, uma vez que é ela possibilitará que qualquer música seja estudada.

Para ler a tablatura temos que lembrar dos números dos dedos da mão esquerda - o indicador é 1, o médio é 2, o anelar é 3 e o mínimo é 4 – e saber que as casas do braço do violão começam a ser contadas da mais perto da cabeça até a mais longe, ou seja, a primeira casa fica no alto do braço, mais afastada do corpo possível.

A tablatura vai te ensinar a montar acordes – momento em que notas diferentes soam juntas em harmonia – mostrando onde colocar cada dedo na hora de tocá-lo e logo depois mostrar quais acordes devem ser tocados na parte rítmica da música. Além disso, ela também mostra as notas isoladas que devem ser tocadas em um solo, por exemplo.

Uma tablatura é formada por seis linhas, a linha de baixo (ou à esquerda) representa a corda mais grossa do violão que fica virada para cima, a linha seguinte representa a corda abaixo e assim por diante. Veja um exemplo:

Tablatura
Toque para aumentar

O mais importante na hora de aprender um instrumento é não desistir, estudar e treinar. Se houver dificuldades, procurar um professor é um ótimo caminho e deve ser considerado.

Para começar músicas simples e com menos acordes podem servir para começar, veja aqui uma seleção de músicas para iniciantes:



Veja também

“THE LYRICS”: LIVRO DE PAUL MACCARTNEY CHEGA AO BRASIL

ALANIS MORISSETTE PRODUZIRÁ “RELATABLE”, UMA SITCOM INSPIRADA EM SUA VIDA

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. como aprender violao sozinho …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.