Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dia dos Professores: veja músicos que já deram aulas

Sting, Brian May, Sheryl Crow e Roberta Flack já tiveram seus dias de mestres

Placeholder - loading - Antena 1/Divulgação
Antena 1/Divulgação

Publicada em  

Nesta quinta-feira (15/10), em que se comemora o Dia do Professor no Brasil, a Antena 1 lista cantores e instrumentistas que deram aulas antes da fama. Inglês, matemática e música são algumas das disciplinas que já tiveram mestres conhecidos atualmente pelo trabalho no universo musical.

Veja também: Dia Nacional do Deficiente Físico: três pessoas contam suas trajetórias à Antena 1

Sting

Enquanto tocava música em bandas de jazz durante fins de semana e feriados, o então Gordon Sumner – conhecido à época como Mr. Sumner – ensinou inglês básico entre 1974 e 1976 na St. Paul’s First School, na cidade de Cramlington, nordeste da Inglaterra.

Quando me formei, me tornei professor, mas, no fundo, não era isso que eu queria ser. De alguma forma, Deus sorriu para mim, [dizendo] ‘É a sua vez, você pode ter um álbum de sucesso”, declarou o músico em 2003.

Filho de um leiteiro e uma cabeleireira, o britânico largou a profissão em meados de 1977 para fundar a banda The Police – quando adotou o nome artístico Sting –, mas ainda reconhece a importância de ter sido professor, o que considera “um dos trabalhos mais importantes do planeta”.

Além de dar voz à hits como “Roxanne” e “Walking On The Moon”, Sting também já usou sua influência para reclamar por melhores salários para a classe. Em 2010, por exemplo, ele fez um show beneficente na capital do México com o objetivo de arrecadar fundos para a educação. À época, reiterou que “o nível de renda dos professores deveria ser mais alto”.

Brian May

Guitarrista da banda Queen, Brian May tem bacharelado em Física, mas abandonou o mundo científico à época do doutorado para se dedicar exclusivamente à música. Ele retomou os estudos em 2006, quando se matriculou no Imperial College London para concluir sua tese, apresentada em 2007. O músico lecionou matemática e ciências para alunos do Stockwell Manor, uma escola no centro de Londres.

May também já atuou como colaborador em pesquisas da Nasa (incluindo um sobrevôo em Plutão), além de ter publicado livros e outros estudos sobre astrofísica.

Foi muito desafiador”, declarou May sobre seu trabalho como professor. “Você não conseguia que as crianças comparecessem, a menos que elas estivessem incrivelmente interessadas no que você estava dizendo. Tive uma vantagem porque era jovem e podia falar com eles na sua própria língua”, acrescentou.

Sheryl Crow

Vinda de uma família cujo pai tocava trompete e a mãe dava aulas de piano, Sheryl Crow fez bacharelado em Música na Universidade de Missouri, nos Estados Unidos. Antes de iniciar sua trajetória artística, no entanto, a cantora que já ganhou nove prêmios Grammy trabalhou por alguns semestres como professora de música na escola primária Kellison de Fenton, em sua cidade natal.

O início de sua carreira profissional na música, inclusive, começou fazendo um jingle para um anúncio de produtos de volta às aulas da loja de departamentos Famous-Barr.

Após sua incursão na publicidade, ela passou a realizar backing vocals para artistas como Michael Jackson e Stevie Wonder, antes de alavancar sua carreira nos anos 1990.

Roberta Flack

Aos 15 anos de idade, a autora dos hits “Killing Me Softly with His Song” e “Feel Like Makin’ Love” conseguiu uma bolsa de estudos para cursar Música na Universidade de Howard, uma das mais prestigiadas faculdades da comunidade negra dos EUA.

Poucos anos depois, Roberta Flack se tornou a primeira professora negra a ensinar música para crianças brancas em um colégio no estado de Maryland. Ela também deu aulas de inglês em uma escola em Farmville, na Carolina do Norte.

Foi enquanto lecionava em Washington DC que sua carreira de cantora decolaria, quando, por meio de apresentações noturnas em bares e clubes, a notícia de sua voz começou a se espalhar. Ela foi contratada pela Atlantic Records em 1969.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dia dos professores veja …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.