alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Do emagrecimento ao combate à hipertensão; veja benefícios do kefir e como prepara-lo

    Aprenda como fazer o seu próprio probiótico.

    Por Redação

    Placeholder - loading - news single img

    Suplemento repleto de vitaminas e probióticos — colônias de bactérias vivas que são benéficas para o sistema digestivo —, o kefir caiu no gosto de quem busca uma vida saudável e se transformou em um dos alimentos mais procurados atualmente.

    Ele melhora o funcionamento do intestino e ajuda a emagrecer e, agora, um estudo mostra que a substância fermentada também pode ajudar a combater a hipertensão. A descoberta foi feita por uma pesquisadora brasileira e apresentada durante o painel Experimental Biology 2018, durante a reunião anual da Sociedade Americana de Fisiologia (APS em inglês), realizado na última semana em San Diego, Estados Unidos.

    As pesquisadoras e seus orientadores também verificaram que a suplementação de kefir — nome originário do turco Keif, que significa bem-estar ou bem viver — restaurou o equilíbrio natural de quatro bactérias diferentes no intestino dos animais, bem como de uma enzima no cérebro que é essencial para o funcionamento normal do sistema nervoso.

    O cuidado com a microbiota humana é algo cada vez mais em voga na área médica, o que tem contribuído para a popularidade de alimentos probióticos como o kefir.

    Mais benefícios

    Diminuir a prisão de ventre, pois as bactérias boas melhoram a digestão e aceram o trânsito intestinal;

    Combater inflamações intestinais, pois ter a flora saudável é o principal fator para evitar doenças;

    Facilitar a digestão;

    Emagrecer, pois é rico em proteínas e tem baixar calorias;

    Combater a osteoporose, por ser rico em cálcio;

    Prevenir e combater a gastrite, especialmente a gastrite causada pela bactéria H. pylori;

    Fortalecer o sistema imunológico, pois mantém a flora intestinal saudável, que impede infecção por micro-organismos através do intestino.

    Além disso, o kefir equilibra a flora intestinal e melhora a absorção de nutrientes, sendo ótimo para quem se submeteu a tratamentos com antibióticos e precisa regular o trânsito intestinal.

    Como fazer o seu

    O preparo de kefir é muito simples, semelhante à produção caseira de iogurte natural.

    Ingredientes

    100 g de kefir

    1 litro de leite de vaca ou cabra

    Modo de preparo

    Colocar em um recipiente de vidro os grãos de kefir, o leite fresco, pasteurizado ou não, desnatado, semi-desnatado ou integral. O conteúdo é deixado à temperatura ambiente por aproximadamente 24 horas. O leite fermentado é coado para separar e recuperar os grãos que são adicionados a mais leite fresco, repetindo o processo. 

    O kefir líquido já fermentado que é coado pode ser consumido imediatamente ou pode ser mantido na geladeira para consumo posterior.

    Para ler mais notícias, acesse a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. noticias
    3. do emagrecimento ao combate a …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.