Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Do emagrecimento ao combate à hipertensão; veja benefícios do kefir e como prepara-lo

Aprenda como fazer o seu próprio probiótico.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Do emagrecimento ao combate à hipertensão; veja benefícios do kefir e como prepara-lo"

Publicada em  

Suplemento repleto de vitaminas e probióticos — colônias de bactérias vivas que são benéficas para o sistema digestivo —, o kefir caiu no gosto de quem busca uma vida saudável e se transformou em um dos alimentos mais procurados atualmente.

Ele melhora o funcionamento do intestino e ajuda a emagrecer e, agora, um estudo mostra que a substância fermentada também pode ajudar a combater a hipertensão. A descoberta foi feita por uma pesquisadora brasileira e apresentada durante o painel Experimental Biology 2018, durante a reunião anual da Sociedade Americana de Fisiologia (APS em inglês), realizado na última semana em San Diego, Estados Unidos.

As pesquisadoras e seus orientadores também verificaram que a suplementação de kefir — nome originário do turco Keif, que significa bem-estar ou bem viver — restaurou o equilíbrio natural de quatro bactérias diferentes no intestino dos animais, bem como de uma enzima no cérebro que é essencial para o funcionamento normal do sistema nervoso.

O cuidado com a microbiota humana é algo cada vez mais em voga na área médica, o que tem contribuído para a popularidade de alimentos probióticos como o kefir.

Mais benefícios

Diminuir a prisão de ventre, pois as bactérias boas melhoram a digestão e aceram o trânsito intestinal;

Combater inflamações intestinais, pois ter a flora saudável é o principal fator para evitar doenças;

Facilitar a digestão;

Emagrecer, pois é rico em proteínas e tem baixar calorias;

Combater a osteoporose, por ser rico em cálcio;

Prevenir e combater a gastrite, especialmente a gastrite causada pela bactéria H. pylori;

Fortalecer o sistema imunológico, pois mantém a flora intestinal saudável, que impede infecção por micro-organismos através do intestino.

Além disso, o kefir equilibra a flora intestinal e melhora a absorção de nutrientes, sendo ótimo para quem se submeteu a tratamentos com antibióticos e precisa regular o trânsito intestinal.

Como fazer o seu

O preparo de kefir é muito simples, semelhante à produção caseira de iogurte natural.

Ingredientes

100 g de kefir

1 litro de leite de vaca ou cabra

Modo de preparo

Colocar em um recipiente de vidro os grãos de kefir, o leite fresco, pasteurizado ou não, desnatado, semi-desnatado ou integral. O conteúdo é deixado à temperatura ambiente por aproximadamente 24 horas. O leite fermentado é coado para separar e recuperar os grãos que são adicionados a mais leite fresco, repetindo o processo.

O kefir líquido já fermentado que é coado pode ser consumido imediatamente ou pode ser mantido na geladeira para consumo posterior.

Para ler mais notícias, acesse a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. do emagrecimento ao combate a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.