Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Documentário do Montreux Jazz Festival

‘They All Came Out To Montreux’ celebra um dos maiores festivais de jazz

Placeholder - loading - Documentário do Montreux Jazz Festival.Divulgação
Documentário do Montreux Jazz Festival.Divulgação

Publicada em  

O histórico Montreux Jazz Festival será homenageado em uma nova minissérie documental. Dividida em três partes, "They All Came Out To Montreux" será exibida na BBC do Reino Unido nesta semana. O nome do filme faz referência à letra do hino de rock do Deep Purple, "Smoke On The Water", que foi inspirado pelo incêndio no Casino de Montreux em 1971.

O documentário é composto por três episódios de uma hora e apresenta mais de 70 contribuições, na forma de clipes de apresentações dos arquivos do festival ou depoimentos. Ele foi produzido pela BMG e Beyond TNC, em associação com a Montreux Media Ventures, que meticulosamente registraram todos os eventos a partir do final dos anos 1960. Os arquivos, com mais de 11.000 horas de música ao vivo, contam com a direção do cineasta britânico Oliver Murray e a produção de Quincy Jones.

No centro da história está o fundador do festival, Claude Nobs, que faleceu em 2013. O longa relembra sua luta para transformar as apresentações de Montreux em um evento mundialmente respeitado, como ele se tornou. Cada episódio documenta seus esforços incansáveis para dar uma plataforma a artistas do mundo do jazz e além. Também busca demonstrar como a reputação do festival atraiu a participação de estrelas mundialmente famosas.

O diretor, Murray, afirma: “De muitas maneiras, sinto uma certa inevitabilidade de que minha carreira me levou à porta do Festival de Jazz de Montreux. Depois de cinco anos contando histórias sobre músicos e me especializando em cinema de arquivo, acho que a história de Claude é o topo – o topo de uma linda montanha suíça! Eu não poderia estar mais animado e honrado em trazer a história de Claude para a tela”.

O primeiro episódio conta com entrevistas e músicas de artistas como Aretha Franklin, Keith Richards, Ella Fitzgerald, Nina Simone, Led Zeppelin, Santana e Roberta Flack. O episódio 2 apresenta Carole King, Etta James, Gilberto Gil, David Bowie, Freddie Mercury e James Brown, entre outros. O terceiro e último inclui figuras como Marvin Gaye, Buddy Guy, Herbie Hancock, Ray Charles, Miles Davis, Sting, The Roots, Bowie novamente, Alicia Keys e Prince.

Quincy Jones afirma que o documentário “é um testemunho maravilhoso da história por trás do que considero ser o 'Rolls Royce dos festivais de música' e como ele surgiu”. De 1968 até a atualidade, o Montreux Jazz Festival é um poço cultural, e esta série é uma máquina do tempo que nos levará de volta para que possamos ouvir a história pelas vozes daqueles que fizeram tudo acontecer.

Veja também:

ARTISTA DA SEMANA: ALANIS MORISSETTE É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

TBT: HÁ 61 ANOS, INICIAVA-SE A HISTÓRIA DOS BEATLES COM ABBEY ROAD

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. documentario do montreux jazz …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.