Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

TBT: Há 61 anos, iniciava-se a história dos Beatles com Abbey Road

Dentro do estúdio, foram gravados álbuns que os consagraram como ícones da música

Placeholder - loading - A história dos Beatles com Abbey Road.Divulgação
A história dos Beatles com Abbey Road.Divulgação

Publicada em  

Há 61 anos, neste mesmo dia, começava a história dos Beatles com o lançamento de sua grandiosa parceria com EMI/Abbey Road. Os estúdios de Londres foram um microcosmo da evolução musical no século XX. Por isso, faz sentido que uma das bandas mais inovadoras que já existiu tenha sido o fio condutor de muito desse desenvolvimento. A discografia que os Beatles criaram nos estúdios da gravadora se beneficiou das condições do local e serviu como inspiração para muitos outros discos clássicos feitos dentro daquele sagrado ambiente.

Os estúdios eram ideais para capturar uma grande orquestra, sendo espaçosos o suficiente para a acomodar. Quando os Beatles começaram a expandir sua sonoridade para além do básico de guitarra e bateria (muitas vezes com o incentivo e assistência do produtor/arranjador George Martin), o pedigree clássico dos estúdios foi extremamente útil.

No entanto, não foi tão fácil para o grupo conseguir um lugar lá. Uma das principais razões pelas quais eles enfrentaram muitas recusas da gravadora foi porque a EMI estava ansiosa para captar o próximo disco de Cliff Richard & The Shadows. Após muita insistência, eles finalmente entraram na sala. Com a produção de Martin, gravaram grande parte de seu primeiro álbum, "Please Please Me", em Abbey Road, em menos de 12 horas, utilizando tecnologia de apenas duas faixas. O resto, como sabemos, é história.

Mas, um dos muitos efeitos indiretos do sucesso do grupo foi que, após sua popularidade, um grande fluxo de outras bandas do Reino Unido entrando nos estúdios da EMI na tentativa de capturar a mesma magia presente nas produções dos Beatles. É possível testemunhar a magia do local quando escutamos o emocionante quarteto de cordas que colore "Yesterday". Também no grandioso grupo de sopros em "Penny Lane" que acompanha a melódica canção, ou a imponente orquestra de metais e cordas realçando o drama épico do medley no álbum de encerramento de carreira, apropriadamente intitulado "Abbey Road".


As sessões dos Beatles nos estúdios trouxeram uma série de inovações, mudando a forma como os discos eram feitos. Em meados dos anos 60, a Abbey Road se tornou o lar de tudo, desde o rock jazzístico de Manfred Mann até o folk-pop harmonioso de The Seekers.

Em outubro de 1964, a icônica ‘microfonia’ de abertura de "I Feel Fine" se tornou pioneira no uso desse efeito sonoro em disco. Tudo começou como um acidente quando a guitarra de John Lennon captou a nota do baixo de Paul McCartney e a reproduziu através do seu amplificador. A banda gostou tanto do efeito que decidiu usá-lo na introdução. Lennon afirmou posteriormente: "Desafio qualquer um a encontrar um disco anterior - a menos que seja algum disco antigo de blues de 1922 - que use feedback dessa forma".


O período de maior experimentação dos Beatles foi em 1967, depois que eles abandonaram as apresentações ao vivo e começaram a sentir a pressão da Beatlemania. "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" é considerado um dos maiores discos de todos os tempos, impressionando o mundo inteiro, inclusive os músicos mais inovadores da Inglaterra na época. Tudo foi feito nos estúdios de Londres.

"Eles precisavam se separar ou ir para um bunker", disse Giles, filho de George Martin, "e esse bunker era Abbey Road". É possível ver que com a tecnologia de ponta, ambição artística e um contrato que garantia tempo de gravação ilimitado, os Beatles transformaram o estúdio Abbey Road em seu laboratório musical.


Veja também:

ARTISTA DA SEMANA: PINK É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

TBT: 29 ANOS DE ‘O REI LEÃO’, UMA OBRA-PRIMA DA DISNEY

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt ha 61 anos iniciava se a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.