alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Documento revela que mais de 250 milhões de jovens serão obesos em 2030

    Atualmente, existem 158 milhões de crianças obesas em todo o mundo, e esse número tende a crescer.

    Placeholder - loading - news single img
    Mão segurando um sorvete em dia ensolarado (Foto: Pixabay)

    2531

    Publicada em  

    Mais de 250 milhões de crianças e adolescentes em idade escolar serão classificados como obesos até 2030. Isso colocará enorme pressão sobre os sistemas de saúde, alerta um novo relatório sobre obesidade infantil.

    Atualmente, existem 158 milhões de crianças obesas em todo o mundo, de acordo com o primeiro Atlas de Obesidade Infantil da Federação Mundial de Obesidade, que calculou uma pontuação de risco para obesidade na próxima década para 191 países.

    O relatório afirma que crianças em países em desenvolvimento da África, Ásia e América Latina estão particularmente em risco, como resultado de mudanças rápidas no estilo de vida, juntamente com a crescente popularidade e o marketing agressivo de junk food.

    "Há uma transição das dietas tradicionais e das maneiras de fazer as coisas. As pessoas estão gastando menos energia, se tornando mais sedentárias e adotando uma dieta no estilo ocidental, rica em açúcar, óleo, amido e gordura", afirmou o Dr. Tim Lobstein, diretor de políticas da Federação Mundial da Obesidade (WOF, na sigla em inglês) e um dos autores do relatório, em entrevista à CNN.

    O relatório disse que nenhum país incluído no atlas alcançaria uma meta acordada em uma cúpula da Organização Mundial da Saúde em 2013, que determinou que os níveis de obesidade infantil não fossem mais altos em 2025 do que entre 2010 e 2012.

    Lobstein disse que ficou surpreso com o "aumento extraordinário" no número de crianças obesas previsto pelo relatório. Como a obesidade infantil está intimamente associada à obesidade na idade adulta, isso sobrecarregaria os sistemas de saúde, devido ao vínculo com doenças crônicas como o diabetes, alertou.

    "É um grande salto. Inundará os sistemas de saúde, principalmente nos países em desenvolvimento", afirmou.

    Nos Estados Unidos, 26,3% das crianças de cinco a nove anos e 24,2% das crianças de 10 a 19 anos seriam obesas até 2030, segundo o relatório. Em termos absolutos, espera-se que os EUA tenham 17 milhões de crianças obesas até 2030, o maior número depois da China e da Índia.

    Lobstein disse que iniciativas como impostos sobre açúcar e refrigerante teriam apenas um pequeno impacto, principalmente porque eram difíceis de serem adotadas em países de baixa renda, onde os governos eram mais propensos a serem persuadidos por interesses comerciais.

    Ele acrescentou que achava que uma geração mais jovem adotaria uma postura mais ativista em relação à obesidade - como fizeram em relação às mudanças climáticas.

    "A maioria das pessoas não quer ter excesso de peso, mas não deve haver um estigma contra o indivíduo. É um problema social, não pessoal", salienta o especialista.

    1. Home
    2. noticias
    3. documento revela que mais de …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.