Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dólar amplia ganhos contra real em meio a pessimismo global e conflitos políticos domésticos

Placeholder - loading - 26/03/2015 REUTERS/Gary Cameron
26/03/2015 REUTERS/Gary Cameron

Publicada em  

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar registrava alta acentuada contra a moeda brasileira nesta sexta-feira, voltando a superar 5,11 reais em meio ao pessimismo internacional sobre os impactos econômicos do coronavírus e a ruídos políticos domésticos envolvendo o governo federal.

Às 10:49, o dólar avançava 2,28%, a 5,1097 reais na venda, enquanto o contrato mais líquido de dólar futuro operava em alta de 1,61%, a 5,03 reais. Na máxima do dia, o dólar spot chegou a tocar 5,113 reais.

O clima nos mercados era, mais uma vez, de aversão a risco, com os investidores receosos diante da rápida disseminação do Covid-19, que está obrigando países do mundo todo a interromper suas atividades em tentativa de frear o contágio.

Apesar de uma onda de estímulo global por parte de governos e bancos centrais, incluindo a votação de um pacote econômico no valor de 2 trilhões de dólares nos Estados Unidos, ativos arriscados, como peso mexicano, rand sul-africano, lira turca e dólar australiano, voltavam a perder contra o dólar. Numa cesta de 33 divisas, o real tinha o quarto pior desempenho contra a moeda norte-americana.

Segundo nota da Correparti Corretora, o movimento desta sexta-feira se dá 'à medida que os investidores digerem as iniciativas dos países no intuito de conter os abalos econômicos do Covid-19'.

Além disso, disse que 'internamente, em meio aos esforços por parte do governo de antecipar os efeitos futuros da pandemia, existe grande turbulência política contra o Executivo, em especial contra o chefe do Executivo'.

Nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro foi duramente criticado por pronunciamento em rede nacional que fez na noite de terça-feira, no qual minimizou o coronavírus e defendeu a reabertura do comércio e de escolas, além da limitação do isolamento a idosos e pessoas portadoras de doenças.

O posicionamento do presidente entra em conflito com medidas adotadas por Estados e municípios de todo o país, que estão defendendo interrupção das atividades para evitar uma disseminação descontrolada da doença.

Governadores dos 26 Estados e do Distrito Federal enviaram na quinta-feira uma carta a Bolsonaro, na qual pedem que o governo federal disponibilize recursos às Unidades da Federação para o combate ao coronavírus.

Na noite de quarta-feira, o presidente afirmou no Twitter que não está tratando a pandemia de coronavírus com descaso.

Na última sessão, o dólar spot fechou em queda de 0,75%, a 4,9957 reais na venda, menor cotação para um encerramento desde 13 de março.

(Edição de Camila Moreira)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dolar amplia ganhos contra …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.