Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dólar avança mais de 1% ante real acompanhando exterior após decisão do BCE

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Dólar avança mais de 1% ante real acompanhando exterior após decisão do BCE"

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar subiu mais de 1 por cento ante o real nesta quinta-feira, tocando uma nova máxima do ano, alinhado ao movimento global de moedas, com mercados focados na decisão do Banco Central Europeu, enquanto, no front doméstico, receios sobre o andamento da reforma da Previdência reforçaram a cautela.

O dólar avançou 1,27 por cento, a 3,8847 reais na venda, maior patamar desde 27 de dezembro de 2018. Neste pregão, a moeda oscilou entre 3,9040 reais e 3,8168 reais. O dólar futuro subia cerca de 1,2 por cento.

No exterior, a moeda norte-americana subia cerca de 0,86 por cento contra uma cesta de moedas.

A divisa norte-americana acelerou a alta contra o real após o BCE cortar nesta quinta-feira previsões de crescimento e inflação na zona do euro, bem como adiar para o próximo ano o momento de sua primeira alta de juros pós-crise e oferecer aos bancos novas rodadas de empréstimos baratos.

A medida de estímulo já era prevista por agentes financeiros globais, mas os cortes nas projeções, com Mario Draghi, presidente do BCE, citando um 'período de fraqueza contínua e incerteza disseminada', foram uma surpresa, derrubando rendimentos de títulos do governo, o euro e índices acionários ao redor do mundo.

Segundo o operador de câmbio da Advanced Corretora, Alessandro Faganello, a fala de Draghi estressou o mercado, sobretudo o comentário de que os cortes nas previsões estão relacionados à desaceleração do crescimento global. 'O estímulo já era esperado, mas os cortes de repente abrem uma discussão maior', avaliou.

Do lado doméstico, há uma crescente preocupação com a falta de notícias da parte do governo sobre a reforma da Previdência. O mercado monitora agora a instalação das comissões especiais na Câmara dos Deputados, a primeira etapa da tramitação da matéria.

Segundo Faganello, uma demora prolongada na instalação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) - que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, havia previsto para a semana passada - pode levar o mercado a pensar que o governo não tem a Previdência como uma de suas prioridades.

No fim da tarde, o presidente Jair Bolsonaro usou o Twitter para dizer que 'é a partir da reforma da Previdência que o país terá condições de estabilizar as contas', acrescentando que a reforma previdenciária vai viabilizar uma 'rígida reforma tributária'.

Também há razoável preocupação entre agentes financeiros de que as recentes publicações controversas de Bolsonaro no Twitter possam dificultar a formação da base aliada no Congresso.

Prevalece a percepção de aprovação do texto no segundo semestre do ano, mas ainda restam dúvidas quanto ao teor do texto que será chancelado por parlamentares.

O Banco Central vendeu 14,5 mil swaps cambiais tradicionais, equivalente à venda futura de dólares. Assim, rolou 1,450 bilhão de dólares dos 12,321 bilhões que vencem em abril.

(Por Laís Martins)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dolar avanca mais de 1 ante …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.