Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

À espera de Guedes, dólar cai com notícias de acordo sobre Orçamento

Placeholder - loading - Dólar começa sessão em queda contra real de olho em Orçamento. REUTERS/Yuriko Nakao/File Photo
Dólar começa sessão em queda contra real de olho em Orçamento. REUTERS/Yuriko Nakao/File Photo

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar caía nesta segunda-feira, com o real encabeçando os ganhos nos mercados globais de câmbio, em meio a informações de que o governo teria chegado a um acordo com o Congresso sobre o polêmico Orçamento aprovado pelo Legislativo, enquanto no exterior moedas de perfil semelhante ao real se valorizavam.

Conforme uma fonte disse à Reuters, a área econômica do governo e os líderes do Congresso chegaram a um consenso sobre a necessidade de mudanças no Orçamento aprovado para 2021, e o acordo aponta revisão de premissas de gastos e redução à metade das emendas parlamentares.

A fonte ponderou, contudo, que as tratativas sobre os ajustes no Orçamento devem durar mais alguns dias e 'só com muita sorte' as mudanças necessárias seriam concluídas até o fim da próxima semana.

O Orçamento endossado pelos parlamentares duas semanas atrás causou alvoroço no mercado por, nas avaliações de analistas e de integrantes do próprio governo, trazer estimativas irreais de gastos e receitas e pelo robusto volume de emendas parlamentares, o que elevou os prêmios de risco dos ativos financeiros locais.

O mal-estar deixou o presidente Jair Bolsonaro entre a equipe econômica e o Congresso e trouxe de volta ao radar debate sobre a permanência do ministro da Economia, Paulo Guedes, que classificou a peça como 'inexequível'.

'Acho que, com isso (o suposto acordo), a questão da saída do Paulo Guedes perdeu bastante tração', disse Roberto Motta, responsável pela mesa de derivativos da Genial Investimentos, segundo o qual, com os rumores em torno da saída do ministro se espalhando, os estrangeiros compraram entre quarta e quinta-feiras 76 mil contratos futuros de dólar no mercado local.

'Mas se a turma do fura-teto ganhar importância, ganhar mais verbas, talvez eu não descarte a saída de Paulo Guedes. (...) A gente vai conviver com essas idas e vindas daqui até as eleições (de 2022)', completou.

O mercado aguarda declarações de Paulo Guedes a partir de 15h30 desta segunda, em evento virtual promovido pela XP e, já nesta manhã, analisava falas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ao jornal O Estado de S. Paulo.

Campos Neto reforçou que o BC está preocupado com as contas públicas, disse que o Orçamento pode aumentar o risco fiscal e atrapalhar a política monetária e reafirmou que a autarquia não faz política de juros olhando para a taxa de câmbio.

Alguns no mercado entenderam que, com uma preocupação adicional para o BC (o Orçamento), há risco de mais impacto sobre a inflação, o que levaria o BC a subir os juros além do que ele próprio tem indicado.

O dólar à vista caía 1,03%, a 5,6565 reais, às 9h39.

No exterior, o dólar caía entre 0,3% e 0,7% contra peso mexicano, rand sul-africano, lira turca e peso chileno.

O clima de forma geral é positivo no exterior, com os futuros das bolsas de valores em Wall Street apontando novos recordes a caminho, após fortes dados de emprego nos EUA divulgados na semana passada respaldarem leituras de que a economia norte-americana está em plena recuperação.

(Por José de Castro)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dolar comeca sessao em queda …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.