Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dólar fecha acima de R$5 com disparada global da moeda por receio sobre estagflação

Placeholder - loading - Notas de dólar ao redor de gráfico 07/11/2016 REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo
Notas de dólar ao redor de gráfico 07/11/2016 REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo

Publicada em  

Atualizada em  

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar disparou nesta quinta-feira e voltou a fechar acima de 5 reais, pegando carona no rali global da moeda norte-americana por receios de que os juros nos Estados Unidos tenham de subir mais do que o esperado.

A cotação mais do que devolveu toda a queda da véspera, quando investidores mostraram alívio com sinalização do chefe do banco central dos EUA de que altas mais fortes dos juros não deveriam ocorrer. Mas o respiro não durou 24 horas, e nesta quinta voltou a prevalecer o medo de um choque monetário nos EUA, movimento com potencial para sacudir os mercados em todo o planeta e drenar liquidez de países emergentes como o Brasil.

Assim, o dólar à vista fechou em alta de 2,34%, a 5,0166 reais na venda. A moeda variou entre alta de 0,58% (para 4,9305 reais) e ganho de 3,21% (para 5,0592 reais).

Na quarta-feira, a divisa havia caído 1,26%, para 4,902 reais.

No exterior, as moedas emergentes sofriam a maior queda desde meados de março. Já o índice do dólar frente a uma cesta de rivais de países ricos saltava 1%, para o maior valor em duas décadas.

Em outro sintoma do mau humor generalizado, as bolsas de valores despencaram. O Ibovespa recuou quase 3%, enquanto em Wall Street o índice Nasdaq --mais vulnerável ao aperto monetário nos EUA por ter maior peso de ações de crescimento-- desabou 5%.

O que começa a ganhar corpo na lista de preocupações de investidores é o risco de recessão, que seria fruto do aperto rápido das políticas monetárias globais, que por outro lado poderiam não ser capazes de barrar a inflação. O resultado disso seria a estagflação, fenômeno que tradicionalmente beneficia o dólar.

'A inflação alta impede que os bancos centrais atuem, como nos períodos do passado recente, fornecendo suporte à economia e aos mercados na forma de juros mais baixos e adição de liquidez nos mercados', disse a TAG Investimentos em carta mensal.

'Isso explica a pressão no mercado de commodities, assim como uma deterioração no ambiente para os ativos emergentes ao longo do mês, em que o Brasil acabou sendo duramente afetado', acrescentou. A gestora cita 'um coquetel bastante perverso' para países como o Brasil: alta de juros no mundo desenvolvido, inflação alta, crescimento mais baixo (especialmente na China), menor demanda por commodities e consequente queda nos preços das matérias-primas.

Depois de ter se valorizado ao longo do primeiro trimestre, o real depreciou em abril e segue em queda no saldo das primeiras sessões de maio. O dólar subiu 3,79% em abril e em maio avança 1,48%, após cair 14,55% nos três primeiros meses do ano.

Essa 'gordura' acumulada pela taxa de câmbio no começo de 2022 ajuda a explicar o porquê de a moeda brasileira ser agora uma das mais alvejadas pela liquidação global, com investidores realizando lucros em ativos 'vencedores' durante o choque inicial da guerra da Ucrânia, que turbinou os preços das commodities.

E o cenário poderia ser pior para real caso o 'beta' (uma medida de sensibilidade) em relação às ações de commodity locais fosse maior. Por uma lista do Goldman Sachs, o 'beta' da moeda brasileira está no meio da tabela, enquanto rand sul-africano e peso colombiano parecem mais vulneráveis a uma correção nas ações locais de commodities.

'Vemos mais espaço para o real se desvalorizar e permanecer subavaliado em relação ao seu valor justo nos próximos meses', disseram profissionais do Rabobank em carta mensal.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dolar fecha acima de r5 com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.