Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dólar fecha semana em alta após seis quedas; inflação nos EUA mantém-se no foco

Placeholder - loading - Notas de reais e dólares 10/09/2015 REUTERS/Ricardo Moraes
Notas de reais e dólares 10/09/2015 REUTERS/Ricardo Moraes

Publicada em  

Atualizada em  

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) -O dólar fechou em queda nesta sexta-feira, respondendo ao alívio global nesta sessão, mas na semana a moeda ainda acumulou alta, após o rali da penúltima sessão por temores inflacionários nos Estados Unidos.

O dólar à vista caiu 0,78% nesta sexta, para 5,2720 reais, após oscilar entre 5,2978 reais (-0,30%) e 5,2458 reais (-1,28%).

No exterior, o índice da divisa norte-americana recuava 0,5%. O dólar perdia terreno contra a vasta maioria de seus principais rivais, com moedas correlacionadas a commodities (assim como o real) em alta de até 1,5%.

A calma nos mercados globais de câmbio veio depois de Christopher Waller, diretor do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos), dizer na quinta-feira que o Fed não elevará os juros até ver a inflação acima da meta por um longo tempo ou uma inflação excessivamente alta.

Os mercados experimentaram um solavanco na quarta-feira, depois de dados muito mais fortes de preços ao consumidor nos EUA turbinarem apostas de que o Fed seria levado a apertar mais rapidamente a política monetária. Na prática, isso se traduziria em enxugamento de liquidez, que deixaria de fluir para países emergentes, como o Brasil.

'O mercado já vive há décadas sem uma experiência concreta de inflação nos EUA. Então, não será de um dia para o outro que este cenário irá se entrincheirar no preço dos ativos. Isso levará tempo e novos dados econômicos', disse Dan Kawa, CIO da TAG Investimentos. 'De maneira geral, espero um cenário de maior volatilidade pela frente', completou.

Na semana, a cotação no Brasil acumulou ganho de 0,85% --após seis semanas de queda--, sobretudo devido à alta de 1,55% da quarta-feira, quando o dólar disparou em todo o mundo após dados mais fortes de inflação nos EUA.

Em maio, a moeda ainda perde 2,94%, mas sobe 1,55% em 2021.

Estrategistas do Bank of America ainda avaliam que o consenso é de dólar mais fraco no mundo, mas ponderam que o momento de redução de estímulos nos EUA continua como um fator-chave para a dinâmica dos mercados e que ruídos vindos dos próximos dados podem deixar investidores mais cautelosos ao expressarem suas visões.

No Brasil, o câmbio foi tema de participações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do diretor de Política Monetária, Bruno Serra, em eventos virtuais separados.

Campos Neto disse acreditar que a pressão cambial mais forte decorrente do desmonte do 'overhedge' (proteção cambial adicional dos bancos) e de pré-pagamentos de dívidas em moeda estrangeira por empresas brasileiras ficou para trás. Já Serra afirmou que o Bacen foi modesto' em sua atuação no câmbio em 2020, como deveria ser, e que suas intervenções nunca tiveram como foco a política monetária.

(Edição de Isabel Versiani)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dolar fecha em queda de 078 a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.