Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dólar fecha em queda de mais de 1% ante real com trégua externa

Placeholder - loading - 10/09/2015 REUTERS/Ricardo Moraes
10/09/2015 REUTERS/Ricardo Moraes

Publicada em  

Atualizada em  

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar caiu mais de 1% ante o real nesta terça-feira, seguindo movimento global de vendas da moeda norte-americana em dia de maior apetite por risco, à medida que agentes financeiros avaliaram que os estímulos anunciados por bancos centrais e governos podem suprir demanda pela divisa.

O dólar à vista caiu 1,10%, a 5,0821 reais na venda. Na B3, em que os negócios com dólar futuro vão até as 18h, o contrato de primeiro vencimento tinha queda de 1,51%, a 5,0720 reais, às 17h31.

No exterior, moedas emergentes se apreciavam, com rand sul-africano, won sul-coreano e rublo russo entre os destaques positivos. O dólar caía ante 30 dentre 34 pares de países emergentes e desenvolvidos nesta sessão.

Na segunda-feira, o Fed anunciou que compraria títulos em número ilimitado e apoiaria empréstimos diretos a empresas, na mais recente de uma série de medidas adotadas nos últimos dez dias para acalmar os mercados e apoiar a economia.

'A preocupação do mercado era com uma crise de dívida, e essa medida do Fed ajudou a acalmar esse receio', disse Victor Beyruti, economista da Guide Investimentos.

Uma medida do prêmio pago por investidores europeus para tomarem dólares caiu a 8 pontos-base nesta terça, de 14,5 pontos-base na véspera. Na prática, isso mostra que o dólar está ficando menos caro, com menor demanda na margem pela moeda.

No Brasil, a taxa do cupom cambial de primeiro vencimento --visto como uma medida da percepção de liquidez no mercado de câmbio-- caía a 1,75% ao ano, de quase 2,5% há cerca de uma semana.

O mercado aguarda ainda a aprovação no Congresso dos EUA de um pacote de 2 trilhões de dólares em auxílio à economia.

Beyruti, contudo, pondera que ainda é cedo para se falar que o pior da crise já passou. 'Vamos começar a ver os números de atividade em queda forte, e a crise econômica de fato ainda não é mensurável. O que vimos até agora foi a reação dos mercados', afirmou.

O Banco Central não realizou leilões de câmbio nesta sessão. Mas, apenas em moeda à vista, o BC já vendeu ao mercado neste ano 9,654 bilhões de dólares. Na véspera, o presidente da instituição, Roberto Campos Neto, reiterou que a taxa de câmbio é flutuante e disse que a autoridade monetária tem arsenal grande nessa área do qual pode lançar mão se entender necessário.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dolar fecha em queda de mais …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.