Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dólar flerta com R$4,80 e bate novo recorde apesar da maior atuação do BC com moeda à vista desde 2009

Placeholder - loading - 10/09/2015 REUTERS/Ricardo Moraes
10/09/2015 REUTERS/Ricardo Moraes

Publicada em  

Atualizada em  

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar escalou a novos recordes históricos nesta segunda-feira, aproximando-se de 4,80 reais e com a volatilidade saltando a picos desde 2018, conforme os mercados globais foram varridos por uma onda de aversão a risco diante do colapso dos preços do petróleo e de temores econômicos relacionados ao coronavírus.

O dólar até saiu das máximas da sessão, mas não sem antes o Banco Central vender um total de 3,465 bilhões de dólares em moeda spot. É o maior volume a ser liquidado em um mesmo dia desde pelo menos 11 de maio de 2009.

Foram dois leilões de dólares à vista, o primeiro no montante de 3 bilhões de dólares --valor já elevado em relação à oferta inicialmente informada na sexta-feira à noite de 1 bilhão de dólares.

À tarde, à medida que os mercados externos voltaram a piorar o sinal, o BC anunciou outro leilão de dólar físico, sem se comprometer com lote máximo. No fim, vendeu mais 465 milhões de dólares.

O movimento do câmbio no Brasil ocorreu em sintonia com o visto frente a outras moedas emergentes. Mas, diferentemente de últimas sessões, o real não liderou as perdas, encabeçadas por divisas correlacionadas ao petróleo --peso mexicano, peso colombiano e coroa norueguesa. O petróleo desabou na casa de 24%, após decisão da Arábia Saudita de elevar produção e cortar preços.

O mercado local analisou ao longo do dia declarações do diretor de Política Monetária do BC, Bruno Serra, segundo o qual a autoridade monetária usará as ferramentas e montantes necessários para prover liquidez e funcionalidade ao mercado cambial.

'Isso vai em linha com o que acreditamos ser o modo apropriado para lidar com esse evento único. Não é uma questão de taxa de câmbio barata ou cara, mas de necessidade de evitar que o câmbio fique disfuncional', disse em relatório a equipe de estratégia para mercados emergentes do BNP Paribas, chefiada por Gabriel Gersztein.

Comentários sobre o câmbio também vieram do ministro da Economia, Paulo Guedes, que repetiu que o câmbio de equilíbrio no Brasil é mais alto e disse que sua flutuação também é atrelada ao andamento das reformas econômicas.

Evidência do grau de nervosismo do mercado, a volatilidade implícita de dólar/real disparou a 15,475% ao ano, de 12,9% do fechamento anterior, alcançando o maior nível intradia desde 29 de outubro de 2018 (18,675%).

O dólar salta 17,76% ante o real no acumulado de 2020, o que mantém a divisa brasileira na lanterna entre seus principais rivais no período.

Mas o chefe da mesa de câmbio da Frente Corretora, Fabrizio Velloni, acredita que esse 'movimento turbulento' tende a regredir com a aproximação da primavera no Hemisfério Norte.

Com isso, a taxa de câmbio alcançaria 'uma cotação em um patamar mais aceitável, em torno de R$ 4,10 --tendo como base os fundamentos da nossa economia, aliados a uma previsão de crescimento menor do que o esperado', disse.

Na visão de Dan Kawa, sócio da TAG Investimentos, o ambiente seguirá sendo de forte volatilidade. 'Para uma melhora deste panorama, será necessária uma melhora no fluxo de notícias em torno do coronavírus aliado a uma ação mais forte dos governantes e dos bancos centrais.'

No fechamento das operações no mercado à vista, o dólar saltou 1,97%, a 4,7256 reais na venda, depois de alcançar 4,7950 reais, novo pico histórico intradiário.

A alta da moeda no fechamento é a mais forte desde 6 de novembro de 2019 (+2,22%).

Na B3, o dólar futuro de maior liquidez tinha ganho de 1,99% às 17h38, a 4,7295 reais, após bater 4,7990 reais na máxima.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dolar flerta com r480 e bate …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.