Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dólar sobe ante real com dados dos EUA, Copom e fiscal no radar

Placeholder - loading - Dólar tem pouca alteração com temor fiscal compensando expectativa de juros mais altos  23/03/2021 REUTERS/Mohamed Azakir
Dólar tem pouca alteração com temor fiscal compensando expectativa de juros mais altos 23/03/2021 REUTERS/Mohamed Azakir

Publicada em  

Atualizada em  

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) -O dólar passou a subir frente ao real nesta quarta-feira, com investidores digerindo dados de emprego dos Estados Unidos em meio a um noticiário fiscal tenso e a expectativas de um posicionamento mais agressivo do Banco Central do Brasil ao fim de sua reunião de política monetária.

Às 11:38, o dólar avançava 0,70%, a 5,2268 reais na venda.

A moeda operou em queda durante boa parte da manhã e pouco depois das 10h30 tocou a mínima do dia, em baixa de 0,48%, para 5,1653 reais. Mas inverteu o sinal e bateu uma máxima de 5,238 reais (+0,92%), ganhando fôlego por volta de 11h15, acompanhando o fortalecimento do dólar no exterior.

O índice da divisa norte-americana contra seis rivais fortes subia 0,2%, após apresentar queda mais cedo, enquanto rand sul-africano, peso mexicano e dólar australiano, moedas arriscadas e pares do real, passaram a cair.

No radar dos investidores, dados de emprego desta manhã mostraram que a criação de vagas de trabalho no setor privado dos Estados Unidos subiu bem menos do que o esperado em julho, provavelmente limitada pela escassez de trabalhadores e matérias-primas.

Segundo Alexandre Almeida, da CM Capital, os dados de emprego estão intimamente ligados à posição de política monetária do Federal Reserve, com números abaixo do esperado 'corroborando um cenário de manutenção' de seu estímulo à economia. Agora, disse ele, investidores ficarão atentos ao relatório sobre a criação de vagas do Departamento do Trabalho dos EUA, que será divulgado na sexta-feira.

'O 'payroll' vai trazer uma noção sobre o 'timing' do encerramento da política monetária estimulativa do Fed', afirmou.

Outro destaque era a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que se encerra nesta quarta-feira. A expectativa consenso de mercado é de que a taxa Selic seja elevada em 1 ponto percentual, de acordo com uma pesquisa da Reuters, o maior aumento de juros desde 2003.

Outros especialistas, no entanto, esperam alta menos intensa, de 75 pontos-base, como é o caso de Almeida, da CM Capital. Para ele, mesmo que seu cenário se confirme e o Copom não pise completamente no acelerador, a tendência é de desvalorização do dólar contra o real.

Almeida explicou que custos de empréstimos mais altos no Brasil tendem a beneficiar a moeda local, ao tornar o mercado de renda fixa doméstico mais atrativo para o investidor estrangeiro e, consequentemente, elevar a perspectiva de ingresso de recursos no país.

Por outro lado, estimulando a busca pela segurança da moeda norte-americana, uma nuvem de incerteza pairava sobre o cenário fiscal doméstico.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na terça-feira que a quitação integral dos precatórios calculados para 2022, da ordem de 90 bilhões de reais, atingiria as despesas do governo como um todo e não só o programa Bolsa Família, razão pela qual a União está trabalhando em proposta para flexibilizar as regras desse pagamento.

Vários participantes do mercado interpretaram a notícia como uma tentativa do governo de driblar o teto de gastos, o que levou o dólar a superar os 5,27 reais na máxima do pregão de terça-feira.

'Com a piora do ambiente político e riscos fiscais que se acentuam a cada dia, os investidores buscam refúgio no dólar e fogem do risco', disse em nota Ricardo Gomes da Silva, superintendente da Correparti Corretora, embora tenha ressaltado que comentários do presidente da Câmara, Arthur Lira, em defesa do teto dos gastos e contra o calote dos precatórios ajudaram a acalmar os mercados.

No pregão anterior, o dólar à vista teve alta de 0,48%, a 5,1903 reais na venda.

(Edição de José de Castro)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dolar tem pouca alteracao com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.