Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

'É um ultraje inaceitável', dizem 52 ONGs em carta a Bolsonaro após declarações

Placeholder - loading - Fumaça em área de queimada na floresta amazônica, perto de Humaitá (AM) 14/08/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino
Fumaça em área de queimada na floresta amazônica, perto de Humaitá (AM) 14/08/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - Em carta aberta ao presidente Jair Bolsonaro divulgada nesta quinta-feira, 52 organizações não-governamentais disseram ser um 'ultraje inaceitável em si' a declaração do chefe do Poder Executivo Federal de que essas entidades estariam por trás das queimadas no país diante do suposto fato de elas terem perdido recursos para se financiar.

A carta, subscrita por ONGs como Instituto Socioambiental, Oxfam Brasil, SOS Mata Atlântica, diz que é uma prática prejudicial atribuir aos outros a responsabilidade por eventos pelos quais se é realmente responsável.

'Como presidente do Brasil, suas responsabilidades incluem a conservação de um ambiente ecologicamente equilibrado, de acordo com nossa Constituição', diz a manifestação, escrita em inglês e obtida pela Reuters.

'Essa acusação específica já é um ultraje inaceitável em si --mas o que torna a situação ainda pior é que esse não é um caso isolado. Você tem freqüentemente destacado sua vontade de erradicar toda a atividade de ativismo no Brasil, assim como declarou, sem qualquer evidência, que as ONGs no Brasil têm práticas ilegítimas', completa.

O texto afirma ainda que é 'ultrajante' ver que as instituições que se dedicam total e abnegadamente às causas sociais são atacadas e injustamente acusadas de serem responsáveis ??pelos danos que realmente trabalham para exterminar.

'Infelizmente, fazer esse trabalho corajoso no Brasil muitas vezes traz um risco para a vida daqueles que trabalham por um país mais justo e humano que respeite seu ambiente e sua liberdade', afirma.

'As ONGs devem ser consideradas aliadas do governo em muitas agendas-chave para a construção de uma sociedade próspera, digna e desenvolvida', acrescenta o texto.

'Por isso, reforçamos que, se houver genuína aspiração e ação concreta para defender o interesse público e combater as práticas ilegais, o governo deve respeitar, valorizar e procurar colaborar com a sociedade civil organizada. Somos capazes e estamos dispostas a unir esforços para trabalhar para o Brasil', finaliza a carta.

Nesta manhã Bolsonaro ter acusado as ONGs na véspera, mas insistiu que 'a maior suspeita' sobre os recentes incêndios na Amazônia vem delas.

'As ONGs perderam dinheiro, com o dinheiro da Noruega e Alemanha que vinha para cá. Estão desempregados. Têm que fazer o quê? Tentar me derrubar, tentar me derrubar. É o que sobra para eles, mais nada além disso', disse Bolsonaro nesta quinta-feira.

'Pode ser fazendeiro (o responsável pelas queimadas)? Pode. Todo mundo é suspeito, mas a maior suspeita vem de ONGs', repetiu.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. e um ultraje inaceitavel …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.