alexametrics
Conectando

    Eclipse solar acontecerá no domingo de Carnaval

    Diferentemente do eclipse lunar, este fenômeno requer maiores cuidados na hora de ser observado.

    Por Redação

    Placeholder - loading - news single img

    Além dos típicos desfiles e blocos de rua, o Carnaval deste ano vai contar com mais um evento: o 1° eclipse solar anular de 2017. O fenômeno, que é raro devido a sua estreita faixa de observação, vai acontecer no domingo e poderá ser visto em grande parte do país.

    A passagem da lua sobre o sol acontecerá a partir das 10h45 e deve terminar às 12h30. No Brasil, quem mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terá visão privilegiada do evento. Isso também vale para quem estiver no sul da Argentina ou do Chile, bem como na região centro-sul da África.

    O eclipse não será total, mas sim anular. Isso porque o disco da lua não estará com tamanho o suficiente para encobrir todo o sol. Dessa forma, veremos uma espécie de “anel de fogo” em volta do nosso satélite natural.

    Outro eclipse solar irá acontecer em agosto deste ano, mas ele será visível no Brasil apenas na região Nordeste.

    Especialistas recomendam ter muito cuidado ao observar os eclipses solarer que, diferente dos lunares, podem causar danos à visão. Usar óculos escuros ou filme de raio-X não é o suficiente. A solução mais eficaz utilizar um telescópio com proteção UV ou acompanhar o fenômeno pela tela do computador.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.