Economia da zona do euro cresceu mais rápido do que se pensava no 4º trimestre
Economia da zona do euro cresceu mais rápido do que se pensava no 4º trimestre
Reuters
07/03/2025
FRANKFURT (Reuters) - A economia da zona do euro cresceu mais rápido no último trimestre de 2024 do que o estimado inicialmente, mas quase toda a revisão se deve à Irlanda, onde um grande setor multinacional frequentemente distorce os dados, mostraram números da Eurostat nesta sexta-feira.
O PIB das 20 nações que compartilham o euro cresceu 0,2% no trimestre, acima da taxa de 0,1% estimada anteriormente, mas os números da maioria dos países permaneceram inalterados em relação aos dados preliminares, inclusive os da Alemanha e da França, que apresentaram contração.
Inicialmente, acreditava-se que a economia irlandesa havia contraído em 1,3%, mas agora estima-se que tenha crescido 3,6%, uma distorção que não sinaliza nenhuma mudança nas perspectivas para o bloco.
A economia da zona do euro mal está crescendo, uma vez que as famílias retêm o consumo, os governos têm pouco dinheiro para gastar, o setor industrial está em recessão e as empresas estão segurando os investimentos enquanto aguardam clareza sobre as políticas comerciais dos Estados Unidos.
O Banco Central Europeu agora espera que o bloco cresça apenas 0,9% este ano, o mesmo que em 2024, com riscos inclinados para leituras ainda mais baixas, disse o banco na quinta-feira.
(Reportagem de Balazs Koranyi)
Reuters

