Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Economia da zona do euro volta a crescer em março com impulso de indústria, mostra PMI

Placeholder - loading - Fábrica da Knaus-Tabbert AG na Alemanha. REUTERS/Andreas Gebert
Fábrica da Knaus-Tabbert AG na Alemanha. REUTERS/Andreas Gebert

Publicada em  

LONDRES (Reuters) - A atividade econômica da zona do euro registrou um inesperado retorno ao crescimento este mês uma vez que as fábricas aceleraram a produção para o ritmo mais forte em mais de 23 anos, compensando a contínua desaceleração no setor de serviços, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

Mas com a maior parte da Europa sofrendo uma terceira onda de infecções por coronavírus e novas medidas de lockdown, assim como lenta vacinação, a leitura final da pesquisa e os números de abril podem ser mais fracos.

O PMI Composto preliminar do IHS Markit, considerado bom guia para a saúde econômica, ficou acima da marca de 50 que separa crescimento de contração ao chegar a 52,5 em março de 48,8 em fevereiro, nível mais alto desde o final de 2018.

A projeção mais otimista em pesquisa da Reuters dizia que o PMI subiria a 51,0, com a mediana das estimativas ficando em 49,1.

'Entretanto, o cenário se deteriorou, em meio ao aumento das taxas de infecção por Covid-19 e novas medidas de lockdown', disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.

O PMI preliminar do setor de serviços subiu a 48,8 de 45,7 em fevereiro, ainda em território de contração mas na leitura mais alta desde agosto e bem acima da expectativa de 46,0.

Já o PMI de indústria foi a 62,4 de 57,9, resultado mais elevado desde que a pesquisa começou em junho de 1997 e bem acima de todas as projeções na pesquisa da Reuters, cuja mediana era de 57,7.

(Reportagem de Jonathan Cable)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. economia da zona do euro …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.