Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Economistas reduzem de novo expectativa para Selic em 2020, a 7,5%

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Economistas reduzem de novo expectativa para Selic em 2020, a 7,5%"

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - Economistas reduziram pela segunda vez seguida a expectativa para a taxa básica de juros no final de 2020, mostrou a pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira, após o BC indicar que vê a economia aquém do esperado e balanço equilibrado de riscos.

O Focus mostrou que a expectativa para a Selic passou a 7,50 por cento no próximo ano, de 7,75 por cento previstos antes, e em linha agora com a projeção do Top-5, grupo daqueles que mais acertam as previsões. Para este ano, permanece a estimativa de taxa básica de juros a 6,50 por cento.

O Banco Central indicou na semana passada que, diante da retomada econômica abaixo do esperado, o balanço de riscos para a inflação tem pesos iguais tanto para cima quanto para baixo.

A decisão do BC, que manteve a taxa básica de juros em 6,5 por cento na semana passada, tira o impedimento explícito que a autoridade vinha apontando para possivelmente diminuir os juros à frente. O mercado aguarda agora a divulgação da ata desse encontro na terça-feira.

O levantamento semanal continuou apontando piora do cenário econômico, com reduções de 0,01 ponto percentual e de 0,02 ponto para as projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), respectivamente em 2019 e 2020, a 2,0 e 2,78 por cento.

A pesquisa com uma centena de economistas apontou ainda que não houve mudanças nas expectativas para a alta do IPCA, permanecendo em 3,89 por cento para 2019 e 4,00 em 2020.

O centro da meta oficial de 2019 é de 4,25 por cento e, de 2020, de 4 por cento, ambos com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

(Por Camila Moreira)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. economistas reduzem de novo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.