Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

EDP investirá R$2,3 bi em geração distribuída solar no Brasil até 2026

Placeholder - loading - Painéis solares 28/06/2023 REUTERS/Piroschka van de Wouw
Painéis solares 28/06/2023 REUTERS/Piroschka van de Wouw

Publicada em  

Por Letícia Fucuchima

SÃO PAULO (Reuters) - A EDP investirá 2,3 bilhões de reais em usinas de geração distribuída de energia solar no Brasil até 2026, com o objetivo de alcançar 530 megawatts-pico (MWp) em potência na modalidade, anunciou a companhia elétrica portuguesa nesta quinta-feira.

Os aportes fazem parte de um plano global da EDP de investir 2,5 bilhões de euros na tecnologia nos próximos anos para instalar mais 4 GWp em projetos solares, com energia destinada a atender o consumo de famílias e empresas.

No Brasil, o foco da empresa é o modelo de 'geração compartilhada remota', no qual um mesmo projeto solar de até 3 MW atende múltiplos clientes, organizados em um consórcio.

A companhia tem fazendas solares em nove Estados, com a maioria delas concentrada nas áreas de concessão de suas duas distribuidoras de energia no país, a EDP ES e EDP SP.

Para 2023, a elétrica disse que construirá 50 usinas no mercado brasileiro, possibilitando quase triplicar a capacidade instalada total de sua carteira de 'GD' até o final do ano, para 260 MWp.

Em nota, o CEO da EDP no Brasil, João Marques da Cruz, reforçou o potencial de crescimento do negócio, destacando o rápido avanço da tecnologia.

'Não existe país no mundo em que a geração solar descentralizada seja maior que geração eólica e solar de grande escala. Para nós, essa é uma oportunidade e agora, também, uma das nossas prioridades”, disse o executivo.

A geração distribuída vem puxando o crescimento da fonte solar no Brasil, tendo superado os 20 GW de potência neste ano. Somados, os projetos solares distribuídos, como telhados e fachadas solares, são mais representativos em potência do que as grandes usinas solares, classificadas como 'geração centralizada'.

(Edição de Roberto Samora)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. edp investira r23 bi em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.