Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Electrolux enfrenta mercado europeu difícil e lucro do 2º tri decepciona

Electrolux enfrenta mercado europeu difícil e lucro do 2º tri decepciona

Reuters

18/07/2025

Placeholder - loading - Instalações da Electrolux em Pordenone, Itália 27/3/2019 REUTERS/ Giulio Piovaccari/Arquivo
Instalações da Electrolux em Pordenone, Itália 27/3/2019 REUTERS/ Giulio Piovaccari/Arquivo

Por Greta Rosen Fondahn

ESTOCOLMO (Reuters) - A fabricante de eletrodomésticos Electrolux não atendeu às expectativas de lucro operacional para o segundo trimestre nesta sexta-feira, devido à fraca demanda na Europa, fazendo com que o preço de suas ações caísse 16%.

O lucro operacional do grupo sueco, cujas marcas também incluem Frigidaire e AEG, totalizou 797 milhões de coroas sueca (US$82 milhões), uma vez que seus negócios na América do Norte impulsionaram um crescimento orgânico nas vendas de 2%. Isso em comparação com 419 milhões de coroas há um ano.

Excluindo um ganho isolado de 180 milhões de coroas pela venda de uma marca registrada na Índia, no entanto, o lucro ficou abaixo do previsto por uma pesquisa fornecida pela Electrolux, de 710 milhões de coroas.

A Electrolux disse que suas principais marcas continuaram superando o desempenho do mercado na Europa, mas que a demanda geral do mercado diminuiu com o aumento da pressão competitiva.

'A Europa tem sido um mercado extremamente difícil no segundo trimestre. Vimos níveis de preços muito agressivos na Europa', disse o presidente-executivo Yannick Fierling a analistas e jornalistas durante uma teleconferência. 'O mercado na Europa... estava especialmente deprimido e difícil.'

Embora houvesse indicações de uma melhora no mercado europeu no final do período, é muito cedo para dizer se isso continuará no terceiro trimestre, disse ele.

A diretora financeira da Electrolux, Therese Friberg, disse que a melhora foi nos volumes, enquanto os preços permaneceram pressionados.

As ações da Electrolux caíram cerca de 16% nesta sexta-feira, levando a queda acumulada no ano a 34%.

A Electrolux disse que, tanto na Europa quanto na América do Norte, a demanda foi afetada pela incerteza sobre os desdobramentos geopolíticos, com as famílias ainda optando por produtos mais baratos.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.