Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Eletrobras assinará carta de intenções em energia nuclear com Westinghouse, dos EUA

Placeholder - loading - Logo da Westinghouse em feira de energia nuclear em Villepinte, França  26/02/2018 REUTERS/Benoit Tessier
Logo da Westinghouse em feira de energia nuclear em Villepinte, França 26/02/2018 REUTERS/Benoit Tessier

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A subsidiária de energia nuclear da estatal Eletrobras assinará na segunda-feira uma carta de intenções junto à norte-americana Westinghouse, disse o Ministério de Minas e Energia nesta quinta-feira, sem detalhar os termos do acordo entre as empresas.

O anúncio vem em momento em que o governo brasileiro planeja a construção de novas centrais nucleares nas próximas décadas, ao mesmo tempo em que busca viabilizar a retomada das obras da usina atômica de Angra 3, no Estado do Rio de Janeiro, paralisadas no final de 2015.

A carta de intenções entre a empresa norte-americana e a Eletrobras Eletronuclear será selada durante um fórum que contará com presença do secretário de Energia dos Estados Unidos, Dan Brouillette.

'O evento é uma iniciativa para promover a segurança, o comércio e o investimento em energia entre os dois países', afirmou a pasta de Minas e Energia. A agenda incluirá 'reuniões governamentais e com o setor privado'.

Os brasileiros pretendem discutir com os EUA cooperação com foco nas áreas de petróleo e gás, energia nuclear e eletricidade/eficiência energética, acrescentou o ministério.

Em abril do ano passado, o ministro de Minas e Energia brasileiro, Bento Albuquerque, disse à Reuters que a Westinghouse manifestou interesse em avaliar possível participação na retomada de Angra 3.

Em outubro, o presidente da Eletrobras Eletronuclear, Leonam Guimarães, confirmou o interesse dos norte-americanos, mas disse à Reuters que a russa Rosatom, a francesa EDF e a chinesa CNCC eram as empresas com maior apetite pelo empreendimento.

NUCLEAR NO BRASIL

Iniciada ainda nos anos 1980, a implementação de Angra 3 foi paralisada naquela década e retomada no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2009. Mas o projeto foi suspenso novamente em 2015, após uma das empreiteiras contratadas para a obra admitir irregularidades em meio à Operação Lava Jato, que descobriu um enorme escândalo de corrupção no Brasil.

A atração de um novo investidor para a usina nuclear tem sido colocada pelo governo e pela Eletrobras como essencial para viabilizar a conclusão da central, que ainda deve demandar mais de 15 bilhões de reais.

Em meio às dificuldades para avançar com Angra 3 e por reflexos do desastre nuclear de Fukushima, no Japão, o Brasil deixou de discutir novos empreendimentos nucleares nos últimos anos, mas a gestão do presidente Jair Bolsonaro voltou ao tema.

O ministro Bento Albuquerque, que antes de assumir a pasta de Minas e Energia foi diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, tem prometido colocar a fonte de volta no planejamento de longo prazo do país.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento do ministério, Reive Barros, disse em setembro passado que um plano de longo prazo para o setor de energia, para até 2050, deverá sinalizar a possível construção de novas usinas da fonte que poderiam somar 6,6 gigawatts em capacidade.

(Por Luciano Costa)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. eletrobras assinara carta de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.