Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Em mais uma noite de tumulto, prefeito de Portland é atingido pr gás lacrimogêneo

Placeholder - loading - Prefeito de Portland, Ted Wheeler, durante protestos na cidade 22/07/2020 Jonathan Maus - Bikeportland/via REUTERS
Prefeito de Portland, Ted Wheeler, durante protestos na cidade 22/07/2020 Jonathan Maus - Bikeportland/via REUTERS

Publicada em  

PORTLAND (Reuters) - O prefeito da cidade de Portland, nos Estados Unidos, Ted Wheeler, foi atingido por gás lacrimogêneo no início da manhã desta quinta-feira depois de se juntar a manifestantes que protestavam contra a injustiça racial e a brutalidade policial.

Os protestos acontecem em Portland todas as noites há semanas, com forças de segurança frequentemente lançando gás lacrimogêneo e batendo em manifestantes com cacetetes.

Ao visitar o local dos protestos, Wheeler foi vaiado por alguns manifestantes que pediram sua renúncia e gritaram 'você devia se envergonhar!'. Eles disseram que o prefeito deveria ter feito mais para proteger os cidadãos de Portland.

No entanto, quando estava em meio à multidão do lado de fora do Centro de Justiça de Portland, Wheeler, que usava uma máscara de proteção, foi atingido pelo gás lacrimogêneo. Imagens de vídeo o mostraram tossindo.

Agentes federais abrigados no Centro de Justiça não deram sinais de recuo, indo frequentemente do lado de fora do prédio para lançar bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo na direção dos manifestantes.

O envio de agentes federais a Portland no dia 4 de julho é o ponto focal de um debate nacional nos Estados Unidos sobre as liberdades civis e o que os manifestantes e autoridades locais veem como uma jogada política do presidente dos EUA, Donald Trump, um republicano, para lançar uma campanha de 'lei e ordem' em um momento em que enfrenta dificuldades em uma batalha para tentar se reeleger na eleição presidencial deste ano.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA batizou a operação de envio de agentes federais de 'Operação Valor Diligente', de acordo com documentos de um tribunal. Wheeler, que é democrata, classificou a intervenção como um abuso do poder federal e disse que ela está escalando a violência.

A quarta-feira registrou multidões cada vez maiores de apoiadores se juntando às manifestações.

(Reportagem de Deborah Bloom)

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447759)) REUTERS ES

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. em mais uma noite de tumulto …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.