Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Em meio a disputa com governo Biden, Texas ergue nova barreira na fronteira com o México

Placeholder - loading - Soldado da Guarda Nacional do Exército dos EUA patrulha margens do Río Grande na fronteira com o México em Eagle Pass, no Texas 08/01/2024 Jay Janner/American-Statesman/USA Today Network
Soldado da Guarda Nacional do Exército dos EUA patrulha margens do Río Grande na fronteira com o México em Eagle Pass, no Texas 08/01/2024 Jay Janner/American-Statesman/USA Today Network

Publicada em  

Por John Kruzel e Ted Hesson

WASHINGTON (Reuters) - O Texas ergueu nesta semana novas barreiras na fronteira do Estado com o México, bloqueando acessos à agência migratória mostrou nesta sexta-feira um documento judicial, no momento em que aumenta o conflito sobre migração entre o governador republicano local, Greg Abbott, e o presidente do país, o democrata Joe Biden.

A Guarda Nacional do Texas colocou mais arames farpados e cercas em uma faixa da fronteira próxima a Eagle Pass, bloqueando o acesso da agência migratória a um parque que contém uma rampa para barcos que os agentes usam para chegar ao Rio Grande, afirmou o Departamento de Justiça em ofício à Suprema Corte.

Robert Danley, da patrulha fronteiriça norte-americana, afirmou no ofício que, sem a rampa, os agentes não podem monitorar a região e que “não tem opções práticas para responder a imigrantes que possam estar em apuros”.

O caso faz parte da disputa entre o governo Biden e o governador do Texas sobre o número recorde de imigrantes que cruzaram a fronteira desde que Biden assumiu o poder, em 2021. O Texas tem buscado implementar seus próprios controles fronteiriços, que historicamente estão sob responsabilidade jurídica do governo federal.

Em uma das medidas mais vistosas do governo Abbott, o Estado levou de ônibus mais de 100 mil imigrantes para regiões dominadas politicamente pelos democratas, como Chicago e Nova York.

Na sexta-feira, Abbott disse em coletiva de imprensa que o Texas tem autoridade legal para controlar a entrada em qualquer local do seu território, incluindo o Shelby Park, em Eagle Pass.

“Essa autoridade está sendo afirmada em relação ao parque em Eagle Pass, no Texas, para manter o seu controle operacional”, disse.

Neste mês, o governo Biden pediu à Suprema Corte que permita temporariamente que funcionário da agência migratória cortem ou removam o arame farpado que o Texas afirma ser necessário para conter a imigração ilegal.

(Reportagem de John Kruzel e Ted Hesson, em Washington)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. em meio a disputa com governo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.