Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Em mensagem de Páscoa, papa Francisco critica gastos com armas em tempos de pandemia

Placeholder - loading - Pope Francis delivers his Urbi et Orbi blessing, after celebrating Easter Mass at St. Peter's Basilica at the Vatican April 4, 2021. Filippo Monteforte/Pool via REUTERS
Pope Francis delivers his Urbi et Orbi blessing, after celebrating Easter Mass at St. Peter's Basilica at the Vatican April 4, 2021. Filippo Monteforte/Pool via REUTERS

Publicada em  

Atualizada em  

Por Philip Pullella

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa Francisco pediu, em sua mensagem de Páscoa neste domingo, que os países acelerem a distribuição das vacinas contra Covid-19, especialmente para a população pobre, e chamou os conflitos armados e os gastos militares durante a pandemia de 'escandalosos'.

Por conta do coronavírus, este é o segundo ano consecutivo que as missas papais de Páscoa têm a presença de um pequeno público em um altar secundário da Basílica de São Pedro, em vez de multidões na igreja ou na praça do lado de fora.

Depois de celebrar a missa, Francisco leu sua mensagem 'Urbi et Orbi' (à cidade e ao mundo), na qual ele tradicionalmente faz uma avaliação dos problemas mundiais e apela à paz.

“A pandemia ainda está se espalhando, enquanto a crise social e econômica continua severa, especialmente para os pobres. No entanto --e isso é escandaloso-- os conflitos armados não acabaram e os arsenais militares estão sendo reforçados”, disse.

O papa Francisco, que normalmente teria feito o discurso para até 100.000 pessoas na Praça de São Pedro, falou para menos de 200 convidados na igreja, enquanto a mensagem era retransmitida para dezenas de milhões em todo o mundo.

A praça estava vazia, exceto por alguns policiais que faziam valer um rígido lockdown nacional de três dias.

O papa pediu a Deus que console os enfermos, os que perderam um ente querido e os desempregados, pedindo às autoridades que deem às famílias mais necessitadas um 'sustento decente'.

Ele elogiou os trabalhadores médicos, se solidarizou com os jovens que não podem frequentar a escola e disse que todos foram chamados para combater a pandemia.

“Eu peço a toda a comunidade internacional, em um espírito de responsabilidade global, que se comprometa a superar os atrasos na distribuição de vacinas e a facilitar sua distribuição, especialmente nos países mais pobres”, disse.

Francisco, que muitas vezes pediu o desarmamento e a proibição total da posse de armas nucleares, disse: “Ainda há muita guerra e muita violência no mundo! Que o Senhor, que é a nossa paz, nos ajude a superar o mentalidade de guerra.'

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. em mensagem de pascoa papa …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.