Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Embaixada da Ucrânia diz que Rússia envia trigo 'roubado' para Síria

Placeholder - loading - FOTO DE ARQUIVO: Uma vista aérea mostra um trator espalhando fertilizante em um campo de trigo perto da aldeia de Yakovlivka atingida por um bombardeio aéreo fora de Kharkiv, enquanto o ataque da Rúss
FOTO DE ARQUIVO: Uma vista aérea mostra um trator espalhando fertilizante em um campo de trigo perto da aldeia de Yakovlivka atingida por um bombardeio aéreo fora de Kharkiv, enquanto o ataque da Rúss

Publicada em  

Atualizada em  

(Reuters) - A Rússia enviou à sua aliada Síria cerca de 100.000 toneladas de trigo roubado da Ucrânia desde que invadiu o país, disse a embaixada ucraniana em Beirute, descrevendo os carregamentos como 'atividade criminosa'.

Em comunicado à Reuters, a embaixada disse que os embarques incluíam uma carga a bordo do Matros Pozynich, um navio de bandeira russa que atracou no principal porto marítimo da Síria, Latakia, no final de maio.

Dados da Refinitiv mostraram o Matros Pozynich carregando trigo no porto de Sebastopol na Crimeia --anexada pela Rússia em 2014--, com data de partida em 19 de maio e com a Síria como o local de descarga.

Imagens de satélite do Planet Labs PBC em 29 de maio mostraram a mesma embarcação ancorada em Latakia.

A embaixada da Ucrânia no Líbano, citando a aplicação da lei ucraniana, alegou que os grãos a bordo do Matros Pozynich foram 'roubados' de instalações de armazenamento ucranianas em áreas recentemente ocupadas por forças russas.

O Ministério da Defesa da Rússia e o Ministério da Informação da Síria não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da Reuters. A Rússia já havia negado alegações de roubo de trigo da Ucrânia em abril.

'O trigo é roubado de uma instalação que combina trigo de três regiões ucranianas em um lote', disse a embaixada.

'Esta é uma atividade criminosa', disse, acrescentando que tentou entrar em contato com as autoridades sírias, mas nunca recebeu uma resposta.

A embaixada disse que mais de 100.000 toneladas de trigo ucraniano 'saqueado' chegaram à Síria nos últimos três meses. Com os preços internacionais do trigo acima de 400 dólares a tonelada, esse volume valeria mais de 40 milhões de dólares.

A Reuters não conseguiu verificar de forma independente as alegações ucranianas.

O Ministério da Informação da Síria não respondeu imediatamente a perguntas enviadas por e-mail pela Reuters.

O Ministério da Agricultura sírio e funcionários do porto de Latakia não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

A Rússia tem sido uma importante fonte de importação de trigo para a Síria desde o início de sua guerra civil em 2011, tanto como importação comercial, quanto como ajuda humanitária.

(Por Maya Gebeily; reportagem adicional de Pavel Polityuk em Kiev e Jonathan Saul em Londres)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. embaixada da ucrania diz que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.