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    ENTREVISTA-Via Varejo se alia a plataforma de entregadores autônomos para ganhar agilidade logística

    Por Thomson Reuters

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    Por Gabriela Mello

    SÃO PAULO (Reuters) - A Via Varejo começou a usar entregadores autônomos cadastrados na plataforma 'Eu Entrego' para agilizar ao cliente o recebimento de mercadorias compradas nos canais online das redes Casas Bahia e Pontofrio, em mais um esforço para contornar os desafios da infraestrutura logística do país e ganhar mais competitividade.

    Firmada em maio, a parceria com o aplicativo complementa a estratégia de construir pequenos galpões em lojas físicas, os chamados 'minihubs', a fim de reduzir em 80 por cento o tempo das entregas. A varejista de móveis e eletroeletrônicos já conta com 13 minihubs e planeja elevar esse número a 70 até o fim de agosto.

    'Quando lançamos o minihub já tínhamos a pretensão de não trabalhar com transportadoras convencionais... Conversamos com várias empresas e a Eu Entrego foi a mais compatível com o nosso negócio', disse à Reuters Diclei Remorini, diretor de distribuição e pós-venda da Via Varejo, sem fornecer detalhes financeiros do acordo.

    Criada há cerca de dois anos, a plataforma Eu Entrego tem cerca de 40 mil entregadores autônomos cadastrados, dos quais aproximadamente 10 mil estão ativos. A empresa ainda reúne cerca de 50 clientes corporativos, incluindo outros grupos grandes como a fabricante de cosméticos Natura e a empresa de alimentos BRF.

    'A operação começou com pessoas fazendo ofertas de entregas para outras e a partir do segundo ano passamos a conectar negócios a entregadores autonômos', disse Vinicius Pessin, um dos fundadores da Eu Entrego.

    As empresas que fazem uso da plataforma reduzem em 10 a 15 por cento o custo da entrega em relação às transportadoras convencionais, incluindo os Correios, afirmou Pessin. Segundo ele, a remuneração bruta do entregador autônomo pode chegar a 4.500 reais por mês.

    No caso da Via Varejo, os resultados da parceria foram positivos ainda na fase piloto, em junho, com cerca de 60 entregas por dia e prazo médio de 1,4 dia por entrega. 'O piloto já acabou, foi um sucesso, deu muito certo e agora já estamos em fase de implementação', afirmou Remorini, acrescentando que boa parte dos produtos despachados em parceria com a Eu Entrego são itens leves, como celulares e eletrônicos.

    Todas as lojas com minihubs serão integradas à Eu Entrego e a partir da próxima semana a varejista já ativará o serviço em dois minihubs por dia, segundo o executivo. Ele ressaltou que a decisão de usar a plataforma para entrega caberá exclusivamente à Via Varejo, dependendo da mercadoria e do local de entrega, e os clientes não terão cobrança diferenciada.

    O aplicativo permitirá o uso de outros modais de transporte, permitindo aos entregadores transitar durante todo o dia por cidades que antes tinham limitação de horários para caminhões. 'A entrega pode ser feita de carro, a pé, de ônibus ou bike. Incentivamos todos os modais através da Eu Entrego', comentou Remorini.

    Os esforços da Via Varejo para acelerar a integração dos canais online e offline e conquistar clientes com prazos de entrega mais rápidos ocorrem num momento em que o setor se prepara para uma concorrência mais acirrada no varejo, enquanto a gigante norte-americana Amazon se movimenta para intensificar a atuação no mercado brasileiro.

    Em 2018, as units da Via Varejo acumulam baixa de mais de 20 por cento, na contramão das rivais B2W e Magazine Luiza, que já subiram cerca de 45 e 62 por cento, respectivamente, desde o começo do ano.

    Fora o acordo com a Eu Entrego, a Via Varejo também está expandindo a parceria com os Correios para a retirada de itens comprados nos canais online e lojas físicas. Essa opção já está disponível em 1.200 agências do Brasil e o número pode chegar a 3 mil, conforme Remorini.

    O diretor de distribuição e pós-venda da Via Varejo ainda citou os planos de instalar armários em postos de combustível para expandir os pontos de retirada de mercadorias, mas ressaltou que essa não é a prioridade da companhia neste momento.

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