Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Equador lançará operações militares para combater terrorismo, diz ministro

Placeholder - loading - Presidente do Equador, Guillermo Lasso 27/03/2023 REUTERS/Karen Toro
Presidente do Equador, Guillermo Lasso 27/03/2023 REUTERS/Karen Toro

Publicada em  

Por Alexandra Valencia

QUITO (Reuters) - As Forças Armadas do Equador lançarão operações de forças especiais nacionalmente em uma tentativa de combater grupos e indivíduos que cometam terrorismo no país, disse o ministro da Defesa, Luis Lara, nesta sexta-feira.

O conselho de segurança do Equador declarou o terrorismo uma ameaça à segurança do país na noite de quinta-feira, pedindo a implementação de medidas para combater grupos criminosos.

O conselho também solicitou que o presidente Guillermo Lasso emitisse um decreto autorizando o uso de força letal pelas forças de segurança para combater grupos criminosos organizados.

Lasso, um ex-banqueiro conservador, tem lutado para conter o aumento da criminalidade e da violência nas ruas e prisões do Equador, que o governo atribui a disputas por território e poder entre quadrilhas do narcotráfico.

“Nas operações contra o terrorismo, não hesitaremos em colocar em prática toda a experiência, capacidade e profissionalismo dos nossos militares, porque é hora de dizer 'basta' a esses criminosos e seus aliados”, disse Lara aos jornalistas.

O governo está trabalhando para identificar grupos criminosos que estão cometendo terrorismo, acrescentou.

A Assembleia Nacional do Equador, que está no meio de um processo de impeachment contra Lasso por suposto peculato, está debatendo uma reforma constitucional que permitiria aos militares patrulhar as ruas sem que o Estado de emergência fosse declarado.

Lasso nega as acusações de peculato.

(Reportagem de Alexandra Valencia em Quito)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. equador lancara operacoes …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.