Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Escuta músicas alegres? Você pode ser mais criativo por causa deste hábito

Escutar músicas alegres estimula a criatividade, segundo estudo publicado na revista científica “Plos One”.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Escuta músicas alegres? Você pode ser mais criativo por causa deste hábito"

Publicada em  

Uma equipe liderada por Simone Ritter, da Universidade Radboud, dos Países Baixos, e Sam Ferguson, da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, examinou o efeito da música na cognição e na criatividade – qualidade que permite encontrar soluções inovadoras para diverso de problemas e chegar a novas ideias.

Foram utilizados 155 participantes na pesquisa. Eles foram divididos em quatro grupos experimentais; cada um escutava um tipo de música (tranquila, alegre, triste ou ansiosa), dependendo da sua valência emocional (positiva ou negativa) e excitação (alta ou baixa), enquanto um grupo de controle escutava o silêncio.

Uma vez que começava a música, os participantes realizavam tarefas cognitivas que punham à prova seu pensamento criativo.

Os participantes que apresentaram as soluções mais originais e úteis a uma tarefa receberam uma maior pontuação de criatividade divergente, enquanto os que apresentaram a melhor solução possível receberam uma maior pontuação na criatividade convergente.

Assim, os pesquisadores descobriram que escutar música alegre, definida como música clássica com valência positiva e alta em excitação, fomenta o pensamento criativo mais divergente em comparação com o silêncio, assegura o artigo científico.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. escuta musicas alegres voce …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.