Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Espanha nomeia novo embaixador na Venezuela em meio a retomada de relações diplomáticas

Placeholder - loading - 09/12/2022 REUTERS/Violeta Santos Moura
09/12/2022 REUTERS/Violeta Santos Moura

Publicada em  

Atualizada em  

MADRI (Reuters) - O governo espanhol nomeou um novo embaixador na Venezuela, sinalizando uma retomada nas relações diplomáticas entre os dois países, o que ocorre dois anos após Madri deixar o cargo vago para protestar contra o que disse ser a ausência de eleições livres no país sul-americano.

Após as eleições presidenciais de 2018, a Espanha reconheceu o líder da oposição, Juan Guaidó, como presidente interino e se distanciou do governo de Nicolás Maduro, culminando com a retirada de seu principal enviado a Caracas em novembro de 2020.

A nova nomeação anuncia uma mudança nessa postura no contexto do dialogo político em andamento no México entre o governo da Venezuela e grupos de oposição.

'Há novas circunstâncias que tornam aconselhável elevar a representação da Espanha na Venezuela ao nível de embaixador', disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores espanhol nesta quarta-feira.

'Assim que as negociações no México forem retomadas, a Espanha pretende poder influenciar... a abertura do processo político venezuelano', disse o porta-voz, acrescentando que a decisão não altera a posição de Madri nas eleições de 2018.

O governo do primeiro-ministro Pedro Sánchez quer garantir que as próximas eleições presidenciais de 2024 na Venezuela sejam 'mais democráticas e permitam que a oposição desempenhe o papel que não conseguiu exercer na época', disse ele.

O novo embaixador é Ramón Santos Martínez, chefe interino da missão diplomática em Caracas desde novembro de 2021.

(Reportagem de Belén Carreño)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. espanha nomeia novo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.