Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Espanha promete segurança para reconquistar turistas após sumiço provocado pelo coronavírus

Placeholder - loading - Pessoas em praia de La Malagueta, em Málaga, na Espanha 01/06/2020 REUTERS/Jon Nazca
Pessoas em praia de La Malagueta, em Málaga, na Espanha 01/06/2020 REUTERS/Jon Nazca

Publicada em  

Por Emma Pinedo e Inti Landauro

MADRI (Reuters) - Todas as praias espanholas reabriram nesta segunda-feira, com exceção das de Barcelona, e o Museu Guggenheim de Bilbao reabrirá as portas pela primeira vez em meses agora que a Espanha está adotando medidas para reativar a indústria turística, paralisada pelo coronavírus.

O país perdeu cerca de metade da receita do turismo nos quatro meses transcorridos até abril, e nenhum turista viajou à Espanha naquele mês por causa do isolamento rígido que entrou em vigor em março.

O governo disse nesta segunda-feira que está trabalhando duro para garantir aos turistas as melhores condições de saúde agora que inicia uma campanha para tentar convencê-los a voltar a partir de julho.

'Não é questão de ser o primeiro a reabrir, mas de reabrir sabendo que garantimos a saúde não somente dos moradores, mas também dos visitantes', disse a Ministra da Indústria e do Turismo, Reyes Maroto, à Telecinco TV.

O turismo responde por um de cada oito empregos na Espanha, o segundo país mais visitado do mundo, só atrás da França, e mais de 12% do Produto Interno Bruto (PIB).

Algumas praias já haviam reaberto gradualmente, e a partir desta segunda-feira todas as praias da Costa do Sol, no Mediterrâneo, até o litoral basco, no norte, estarão abertas para atividades de lazer, exceto na área da cidade de Barcelona, onde o coronavírus ainda não foi suficientemente domado.

Mas as pessoas continuam proibidas de viajar livremente pelo país durante mais algumas semanas.

Ainda na tarde desta segunda-feira, o Guggenheim de Bilbao se tornará o primeiro museu espanhol a reabrir as portas, mas os visitantes terão que manter uma distância de dois metros e os ambientes serão desinfectados continuamente.

Marcos turísticos de Madri, os museus do Prado, Thyssen e Reina Sofia devem voltar a funcionar no sábado.

A ministra das Relações Exteriores, Arancha González Laya, disse na semana passada que a Espanha receberá turistas estrangeiros gradualmente em áreas que suspenderam todas as medidas de isolamento. A nação planeja ainda encerrar uma quarentena de duas semanas para os turistas que chegarem em julho.

O governo começará a debater medidas com seus parceiros europeus do Espaço Schengen de livre circulação, mas também conversará com outros para tentar reativar o turismo. Ainda não está claro qual será a posição em relação aos Estados Unidos e o Reino Unido, duas grandes fontes de visitantes.

Outro sinal de recuperação foi a retomada da atividade industrial espanhola em maio depois de se reduzir ao seu menor ritmo em quase 12 anos em abril.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. espanha promete seguranca …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.