alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Especialistas dão dica sobre alimentação das crianças

    Segundo pesquisadores, obrigar os pequenos a comer não é o melhor caminho.

    Por Letícia Furlan

    Placeholder - loading - news single img

    Muitos pais e mães costumam se preocupar com a recusa das crianças frente a um novo alimento, ou até mesmo a algum alimento com que elas já eram acostumadas. Mas, de acordo com um novo estudo, isso não deveria causar tanta dor de cabeça aos responsáveis.

    Publicado na revista Appetite, a pesquisa sugere que seu bebê vai crescer muito bem, mesmo se o comportamento exigente continuar. "A pressão dos pais não está tendo efeito, bom ou ruim, na dieta ou peso nesta população", disse a autora do estudo, Dra. Julie Lumeng, pediatra de Michigan que é professora de pesquisa do Centro de Crescimento e Desenvolvimento Humano da Universidade de Michigan.

    Lumeng acompanhou um grupo de 244 crianças de 2 e 3 anos de idade etnicamente diversas ao longo de um ano, comparando as táticas de pressão dos pais com o crescimento saudável da criança e a redução do comportamento alimentar exigente.

    E por que os pais recorrem a táticas fortes em relação à comida? Porque o que uma criança come está intimamente envolvido no senso de responsabilidade e cuidado dos pais. Já para outros responsáveis, pode ter a ver sobre desperdício de comida, "especialmente pais que podem estar lutando financeiramente", disse a especialista em alimentação pediátrica Melanie Potock, autora de "Adventures in Veggieland". 

    Já Ellyn Satter, autora de "Minha Criança: Alimentando com Amor e Bom Senso", aconselha que os pais cozinhem e sirvam a comida que eles mesmos apreciam, para modelar uma alimentação saudável; depois que adicionem um ou dois itens ao cardápio que a criança normalmente come. "Mas não limite o cardápio apenas às coisas que a criança aceita prontamente", adverte Satter. "E não os force a comer. Deixe o seu filho escolher o que e quanto comer do que você coloca na mesa." A chef e nutricionista de Los Angeles, Beth Saltz, que é co-autora de "O que alimentar seu bebê", também concorda que os pais deveriam deixar de ser a "polícia alimentar" na hora das refeições.

    “Eu recomendo que você coloque uma colher de sopa de quaisquer novos alimentos, especialmente os alimentos que o resto da família está comendo durante a refeição, no prato da criança", disse Potock. "Mas não os force a comê-lo. Apenas tê-lo no prato da criança já é o primeiro passo para que ela faça amizade com essa comida"

    Outra dica dos especialistas é conversar com os pequenos sobre como a comida é cultivada e, se possível, pedir deles para colher, ou mesmo comprar, e cozinhar os alimentos.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 New no Facebook!

     

     

    1. Home
    2. /
    3. noticias
    4. /
    5. especialistas dao dica sobre …
    6. /

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.