Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Espero que plenários da Câmara e do Senado mantenham Coaf na Justiça, diz Bolsonaro

Placeholder - loading - Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto 07/05/2019 REUTERS/Adriano Machado
Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto 07/05/2019 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite desta quinta-feira, em transmissão feita por redes sociais, que espera que os plenários da Câmara dos Deputados e do Senado mantenham o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) na estrutura do Ministério da Justiça, horas após a comissão mista que analisa a reforma administrativa do governo ter mandado esse órgão para a alçada do Ministério da Economia.

'Hoje em comissão especial, que analisa a medida provisória sobre reestruturação do governo, uma das medidas tomadas pela comissão --falta ser referendada pelo plenário, o que pode não acontecer-- acabou pegando o Coaf lá do ministro Sérgio Moro e mandando para o Ministério da Economia', disse.

'A gente espera que os plenários da Câmara e do Senado mantenham o Coaf lá com o Ministério da Justiça nas mãos do ministro Sérgio Moro, porque é uma ferramenta muito forte para combater a lavagem de dinheiro, corrupção, entre outras medidas', completou.

Bolsonaro fez questão de ressaltar que a decisão da comissão mista pode ser revertida pelos plenários das duas Casas legislativas.

Pouco antes do aparecimento do presidente nas redes sociais, o porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, havia dito que a decisão da comissão não é uma derrota de Moro ou do próprio Bolsonaro.

'Eu gostaria também de explicar o posicionamento do nosso presidente, não entendendo tratar-se de derrota de qualquer que seja o ministro ou, em particular, do próprio presidente. É uma decisão soberana daquele Casa e o próprio presidente, democrata que é, aceita in totum', disse Barros, em briefing à imprensa na noite desta quinta-feira.

Rêgo Barros havia afirmado que cabia ao Parlamento aprovar ou não as modificações e que também cabia à população vocalizar sua opinião junto aos parlamentares.

O porta-voz disse ainda que o governo não 'cruza os braços' quando se trata de lutar por aquilo que acredita. Em relação à mudança do Coaf e também a volta da Funai para o Ministério da Justiça, ele afirmou ainda que vai analisar qual a decisão a tomar, se manter a posição inicial ou se adequar à decisão 'natural e soberana' do Congresso.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. espero que plenarios da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.