Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estado de SP regride para fase amarela e estabelecimentos terão horário reduzido de funcionamento

Placeholder - loading - Paciente com sintomas da Covid-19 é atendida por equipe do Samu em São Paulo 02/07/2020 REUTERS/Amanda Perobelli
Paciente com sintomas da Covid-19 é atendida por equipe do Samu em São Paulo 02/07/2020 REUTERS/Amanda Perobelli

Publicada em  

Atualizada em  

Por Eduardo Simões

SÃO PAULO (Reuters) - A capital paulista, a região metropolitana e demais regiões do Estado de São Paulo que estavam na fase verde regrediram para a fase amarela do plano de reabertura da economia por causa do agravamento da pandemia de Covid-19, e agora estabelecimentos como lojas, bares, restaurantes e shoppings terão horário reduzido de funcionamento e limitação do número de pessoas.

As medidas mais restritivas para o funcionamento dos estabelecimentos --entre elas o funcionamento por no máximo 10 horas por dia, limitação do funcionamento até as 22h e lotação de até 40%-- passam a valer a partir de quarta-feira.

Em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria (PSDB) enfatizou que, com a medida, todo o Estado passa a estar na fase amarela, mais restritiva do que a verde, onde estavam até então a capital e a região metropolitana, além de outras áreas do Estado. No total, 76% da população do Estado estava na fase verde.

'Com o claro aumento da instabilidade da pandemia, o governo do Estado de São Paulo e o Centro de Contingência do Covid-19 decidiram que 100% do Estado de São Paulo vai retornar para a fase amarela do Plano São Paulo', disse Doria, acrescentando que a mudança não afeta a programação de volta às aulas nem implica no fechamento de escolas.

'Essa medida, quero deixar claro, não fecha comércio, nem bares, nem restaurantes. A fase amarela não fecha atividades econômicas, mas é mais restritiva nas medidas para evitar aglomerações e o aumento do contágio da Covid-19', acrescentou.

A mudança ocorre no dia seguinte ao segundo turno da eleição municipal. Dados sobre internações do governo do Estado e informações da rede hospitalar privada já vinham apontando nas últimas semanas para um crescimento da pandemia, mas o governo Doria optou por realizar a reclassificação do plano de reabertura somente nesta segunda.

Autoridades de saúde paulistas afirmam que a decisão de deixar a reclassificação para o dia seguinte ao do segundo turno da eleição municipal se deveu à instabilidade recente dos dados da pandemia de responsabilidade do Ministério da Saúde que, disseram, impossibilitou uma análise segura dos indicadores da pandemia.

Doria também descartou a possibilidade de adoção de um lockdown no Estado para frear a disseminação do vírus e afirmou que esta medida sequer está sendo considerada pelas autoridades estaduais.

'Não há perspectiva de lockdown. Nós não utilizamos o mecanismo de lockdown durante todos esses meses', disse Doria. 'Entendemos que, embora seja um mecanismo existente, ele não será aplicado, não está sendo considerado aqui', acrescentou.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. estado de sp regride para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.