Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estoque de crédito no Brasil sobe 0,8% em junho e 4,2% no 1º semestre, diz BC

Placeholder - loading - Fachada do Banco Central, em Brasília 16/05/2017 REUTERS/Ueslei Marcelino
Fachada do Banco Central, em Brasília 16/05/2017 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Atualizada em  

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - O estoque total de crédito no Brasil subiu 0,8% em junho sobre maio, a 3,625 trilhões de reais, resultado guiado principalmente pelo aumento de financiamentos a empresas em meio à operação de programas mais recentemente voltados para pequenos negócios, divulgou o Banco Central nesta-quarta-feira.

Com isso, o estoque total passou a 50,4% do Produto Interno Bruto (PIB).

Enquanto entre empresas o crescimento do crédito foi de 1% em junho ante maio, entre famílias a elevação foi de 0,7%.

Na parte do crédito direcionado, em que as taxas de juros são fixadas pelo governo, houve aumento de 1,7% no mês para pessoas jurídicas, num reflexo da concessão de financiamentos em programas como o Pronampe, voltado para micro e pequenas empresas.

Por conta do programa, a linha 'outros créditos direcionados' teve alta de 6,8% sobre maio, informou o BC, um acréscimo de 6,2 bilhões de reais. Destes, cerca de 5 bilhões de reais podem ser atribuídos ao Pronampe, informou o chefe do Departamento de Estatísticas do BC, Fernando Rocha.

O Pronampe nasceu com orçamento de 15,9 bilhões de reais para garantir até 100% das operações de crédito a negócios de menor porte e, em julho, os bancos já vinham informando que a linha seria exaurida.

Na primeira metade do ano, o crédito às pessoas jurídicas teve elevação de 8,3%, ao passo que entre pessoas físicas a expansão foi bem mais tímida, de 1,2%.

De maneira geral, a alta do crédito no país foi de 4,2% no primeiro semestre, chegando em 12 meses a 9,8%.

Para 2020, o BC previu no mês passado uma alta do crédito de 7,6%, acima dos 4,8% vistos antes, numa revisão puxada pela expectativa de mais financiamentos às empresas em função da sua necessidade de caixa diante da queda nas vendas em meio à pandemia de coronavírus.

Em relação ao custo dos financiamentos no país, os juros médios caíram a 27,9% ao ano em junho, contra 29,6% no mês anterior, dado que considera apenas o segmento de recursos livres, no qual as taxas são definidas livremente pelas instituições financeiras.

O spread, que mede a diferença entre a taxa de captação dos bancos e a cobrada a seus clientes, recuou 1,3 ponto no mesmo período, a 23,4 pontos percentuais.

Por sua vez, a inadimplência em recursos livres diminuiu a 3,7%, sobre 4,0% em maio.

SINAIS DE RECUPERAÇÃO

Rocha, do BC, chamou a atenção para uma reação em junho nos saldos do cartão de crédito à vista para compras feitas por pessoas físicas, com aumento de 3,4%, após retração vista em abril e maio.

'Houve um crescimento, mas essa é uma recuperação gradual que tem acontecido na economia', ponderou ele, após destacar que, mesmo com a expansão, o estoque nessa modalidade, agora em 168,7 bilhões de reais, segue longe do patamar visto até março, de 192,1 bilhões de reais.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. estoque de credito no brasil …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.