Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Etiópia: Produtores locais abrem caminho para mercado internacional

Investir na agricultura orgânica pode ser um bom caminho para conectar pequenos agricultores ao mercado internacional

Publicada em  

Transcrito:

Agricultores da Etiópia estão a investir na produção orgânica e sustentável. Assim podem ter acesso ao mercado internacional. Há cinco anos, Getu Kebede vendia apenas milho e khat no mercado local.

Local: Butajira, Etiópia

Agora, ele exporta capim-limão, abacates e alfazema para a Europa.

Getu Kebede (Agricultor etíope): “Eu costumava receber 15.000 birr ($380) por ano com khat. Mas agora, graças a Deus, posso facilmente ganhar 70-80.000 birr ($1670) por ano com capim-limão e abacate. Agora temos uma conta no banco, e com o dinheiro posso educar todos os meus filhos”.

A porta de entrada de Getu para o mercado mundial é a GreenPath Food, uma empresa que vende sementes e mudas para produtores locais, e então compra toda a produção que cumpra os padrões de exportação.

Jacie Jones (Diretora Administrativa, GreenPath Fodd): “Há uma enorme demanda e entusiasmo por produtos e cultivados de forma ecológica, para os quais os pequenos produtores estão posicionados de forma única”.

Preços de exportação para orgânicos podem alcançar até cinco vezes mais do que os preços no mercado local. Mas para os produtores locais, o acesso ao mercado internacional é desafiador.

Jacie Jones (Diretora Administrativa, GreenPath Fodd): “Chegar a produzir sementes que podem ser comercializadas no mercado de exportação é praticamente impossível para o pequeno produtor médio. Mesmo que consigam fazer isso, o volume relativamente pequeno que estão a produzir simplesmente não é atraente, a menos que alguém esteja a fazer o papel de agregador. Também é vital ter uma boa e forte cadeia de refrigeração, e isso não é algo acessível para os pequenos produtores”.

Estes agricultores têm enorme potencial com seus produtos orgânicos, mas continuam muito dependentes de companhias intermediárias para ter acesso ao mercado internacional.

Veja também:

Explosão de casos de COVID-19 deixa Portugal no limite

Castração química para estupradores gera controvérsia no Paquistão

Escrito por DW

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. etiopia produtores locais …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.