Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

EUA acusam China de manipulação da mídia global

Placeholder - loading - Bandeiras chinesa e norte-americana em Pequim, China 8/7/2023  Mark Schiefelbein/Pool via REUTERS/Arquivo
Bandeiras chinesa e norte-americana em Pequim, China 8/7/2023 Mark Schiefelbein/Pool via REUTERS/Arquivo

Publicada em  

Por Michael Martina

WASHINGTON (Reuters) - A China está manipulando a mídia global por meio de censura, coleta de dados e compras secretas de veículos de notícias estrangeiros, disseram os Estados Unidos na quinta-feira, alertando que essa tendência pode levar a uma 'forte contração' da liberdade de expressão global.

O Departamento de Estado norte-americano disse em um relatório que Pequim tem gastado bilhões de dólares anualmente em esforços de manipulação de informações, incluindo a aquisição de participações na mídia estrangeira por 'meios públicos e não públicos', patrocinando influenciadores online e garantindo acordos de distribuição que promovem conteúdo não rotulado do governo chinês.

Liu Pengyu, porta-voz da embaixada da China em Washington, disse que o relatório tem como objetivo intensificar a confrontação ideológica e 'difamar as políticas internas e externas da China'.

'Escrito com a mentalidade da Guerra Fria, o relatório é apenas mais uma ferramenta para manter a China em baixa e reforçar a hegemonia norte-americana. A China se opõe veementemente a essas ações', disse Liu.

Citando relatórios públicos e 'informações governamentais recém-adquiridas', o Departamento de Estado dos EUA disse que Pequim criou seu próprio ecossistema de informações ao cooptar elites políticas e jornalistas estrangeiros.

O relatório também diz que o país investiu em redes de satélite e serviços de televisão digital em regiões em desenvolvimento que priorizam o conteúdo da mídia apoiada pelo Estado chinês.

'Se não forem controlados, os esforços de Pequim podem resultar em... uma forte contração da liberdade de expressão global', afirmou o relatório.

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS BC PVB

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. eua acusam china de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.