alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASILANTENA 1
    Veja todas as Notícias.

    EUA alertam Turquia contra exploração de petróleo no mar próximo a Chipre

    Placeholder - loading - news single img
    Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo 02/10/2019 REUTERS/Alberto Lingria

    Publicada em  

    Por David Brunnstrom e Renee Maltezou

    ATENAS (Reuters) - Há regras para se explorar fontes energéticas no Mar Mediterrâneo, disse o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, neste sábado, alertando a Turquia a não promover perfurações que sejam “ilegais” e “inaceitáveis”.

    “Deixamos claro que operações em águas internacionais são governadas por uma série de regras. Dissemos aos turcos que perfurações ilegais são inaceitáveis, e vamos continuar com ações diplomáticas para... garantir que atividades legais ocorram”, disse ele durante uma visita à Grécia.

    “Nenhum país pode fazer a Europa de refém”, disse Pompeo em um pronunciamento à imprensa.

    As tensões entre Chipre e Turquia por causa de perfurações marítimas se intensificaram depois que Ancara enviou um navio perfurador para uma área já concedida por Nicosia a companhias de energia francesas e italianas.

    Mais cedo neste sábado, o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, pediu que os EUA usem sua influência para reduzir as tensões no leste mediterrâneo, onde Chipre e Turquia estão numa disputa marítimo-territorial.

    Mitsotakis disse a Pompeo que as atividades da Turquia ao sul de Chipre nos últimos dias são uma “flagrante violação” da soberania da ilha mediterrânea.

    Turquia e Grécia são aliados na Otan, mas há muito se desentendem em torno do Chipre, que desde 1974 se encontra etnicamente dividida entre cipriotas gregos e turcos.

    (Reportagem adicional de Ali Kucukgocmen e Alkis Konstantidis)

    Escrito por Reuters

    1. Home
    2. noticias
    3. eua alertam turquia contra …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.