Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

EUA designam Guarda Revolucionária do Irã como grupo terrorista

Placeholder - loading - Imagem da noticia "EUA designam Guarda Revolucionária do Irã como grupo terrorista"

Publicada em  

Atualizada em  

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, designou a Guarda Revolucionária do Irã como um grupo terrorista estrangeiro nesta segunda-feira, uma medida inédita que aumenta a tensão no Oriente Médio.

O Irã considerou a medida ilegal e alertou inicialmente que adotaria ações recíprocas contra Washington por sua medida contra a força de elite, que é a organização de segurança mais poderosa do país. Posteriormente, o Conselho Supremo de Segurança do Irã designou as forças militares norte-americanas como organização terrorista, informou a TV estatal.

É a primeira vez que os EUA identificam os militares de outra nação formalmente como um grupo terrorista.

'A IRGC é o meio principal do governo iraniano para direcionar e implantar sua campanha terrorista global', disse Trump em um comunicado.

A designação 'deixa claros os riscos de fazer negócios com, ou oferecer apoio, à IRGC', afirmou. 'Se você estiver fazendo negócios com a IRGC, estará financiando o terrorismo'.

Críticos alertaram que a decisão pode expor autoridades militares e de inteligência norte-americanas a ações semelhantes de governos hostis. Os EUA já colocaram dezenas de entidades e pessoas em listas negras devido às suas filiações à Guarda Revolucionária, mas não a organização como um todo.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, um crítico contundente do Irã, vem pressionando por uma mudança de diretriz que é parte do endurecimento do governo Trump com Teerã. Pompeo disse em uma coletiva de imprensa que a designação entrará em vigor em uma semana.

O anúncio vem pouco antes do primeiro aniversário da decisão de Trump de retirar os EUA de um acordo nuclear firmado com Teerã em 2015 e retomar sanções que prejudicaram a economia iraniana.

Criada após a Revolução Islâmica de 1979 para proteger o sistema clerical xiita, a IRGC controla muitos setores da economia e tem enorme influência no sistema político do Irã.

Ela está a cargo dos mísseis balísticos e do programa nuclear da nação – Teerã alertou que tem mísseis com alcance de até 2 mil quilômetros, o que coloca bases militares de Israel e dos EUA na região dentro de seu raio de ação.

(Reportagem de Lesley Wroughton)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. eua definem forca de elite …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.