Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

EUA e Coreia do Norte concordam em realizar 2ª cúpula 'o mais rápido possível', diz Seul

Placeholder - loading - Imagem da noticia "EUA e Coreia do Norte concordam em realizar 2ª cúpula 'o mais rápido possível', diz Seul"

Publicada em  

Por Hyonhee Shin

SEUL (Reuters) - O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, e o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, concordaram em marcar uma segunda cúpula 'o mais rápido possível' e discutir possíveis inspeções dos EUA em instalações nucleares norte-coreanas, informou o gabinete presidencial da Coreia do Sul neste domingo.

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, conversou com Pompeo em Seul depois do diplomata norte-americano ter se encontrado com Kim por mais de três horas durante curta viagem a Pyongyang, com o objetivo de pôr fim a um impasse em suas negociações nucleares.

Pompeo disse a Moon que ele e Kim discutiram medidas de desnuclearização a serem tomadas pela Coreia do Norte e a inspeção dessas ações por parte do governo dos EUA, algo que Washington tem pedido, bem como as medidas que os Estados Unidos ofereceriam em troca, segundo Yoon Young-chan, o porta-voz de Moon.

Pompeo e Kim também concordaram em formar um grupo de trabalho em breve para discutir o processo de desnuclearização e a segunda cúpula, que Kim propôs ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma carta no mês passado, disse Yoon.

'O secretário Pompeo disse que ele e o presidente Kim concordaram que realizarão a segunda cúpula entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte o mais breve possível', disse Yoon, em comunicado.

'Os dois lados também concordaram em continuar as discussões para decidir detalhadamente o momento e a localização da segunda cúpula'.

Enquanto Seul pareceu otimista, Pompeo apresentou um tom mais cauteloso.

O secretário de Estado norte-americano disse que sua última viagem à Coreia do Norte foi 'mais um passo adiante' para a desnuclearização e que ele teve uma 'conversa boa e produtiva' com Kim, mas que mais trabalho ainda precisa ser feito.

'Como o presidente Trump disse, há muitos passos ao longo do caminho e nós demos um deles hoje', disse Pompeo a Moon. 'Foi mais um passo adiante. Então, este é, penso eu, um bom resultado para todos nós.'

Moon expressou a esperança de que a viagem de Pompeo e o proposto segundo encontro entre Kim e Trump trariam 'progressos irreversíveis e decisivos em termos de desnuclearização, bem como do processo de paz'.

Moon manteve sua terceira cúpula com Kim no mês passado em Pyongyang, que foi parcialmente planejada para ajudar a salvar as negociações entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, depois que Trump cancelou a planejada visita de Pompeo à Coreia do Norte no final de agosto, alegando falta de progresso nas conversas.

Kim prometeu trabalhar para a desnuclearização na cúpula de Cingapura, mas as ações de Pyongyang, desde então, ficaram aquém das exigências de Washington por medidas irreversíveis para abandonar seu arsenal, incluindo a declaração de todas as instalações nucleares e de mísseis.

No encontro do mês passado com Moon, Kim prometeu autorizar inspeções externas de importantes instalações de mísseis e expressou, pela primeira vez, a disposição de desmontar 'permanentemente' Yongbyon, o principal complexo nuclear da Coreia do Norte.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. eua e coreia do norte …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.