Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

EUA e Taliban tiveram conversas 'produtivas' sobre ajuda humanitária, diz Departamento de Estado

Placeholder - loading - Taliban delegates, Shahabuddin Delawar and Khairullah Khairkhwa are pictured ahead of the meeting with U.S. and European delegates in Doha, Qatar October 12, 2021. REUTERS/Stringer. NO RESALES. NO ARC
Taliban delegates, Shahabuddin Delawar and Khairullah Khairkhwa are pictured ahead of the meeting with U.S. and European delegates in Doha, Qatar October 12, 2021. REUTERS/Stringer. NO RESALES. NO ARC

Publicada em  

Por Humeyra Pamuk e Simon Lewis e Kanishka Singh

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos e o Taliban tiveram 'discussões produtivas' sobre a questão da assistência humanitária ao Afeganistão durante reuniões no Catar no fim de semana, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, nesta terça-feira, descrevendo as negociações como 'amplamente positivas'.

Autoridades discutiram o acesso humanitário durante os dois dias de reuniões entre representantes do Taliban e autoridades dos EUA, incluindo alguns da comunidade de inteligência e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.

Price disse que as negociações se concentraram em questões de segurança e terrorismo, passagem segura para estrangeiros e aliados afegãos dos Estados Unidos deixarem o país, bem como direitos humanos.

Washington pediu repetidamente aos novos governantes do Afeganistão que demonstrem respeito pelos direitos humanos, incluindo os direitos das mulheres e meninas, a fim de que ganhem legitimidade internacional.

'A delegação deixou claro, como sempre fizemos, que o Taliban será julgado não apenas por suas palavras, mas apenas por suas ações', disse Price.

Uma reunião separada com representantes do Taliban envolvendo autoridades da União Europeia, bem como dos EUA, ocorreu nesta terça-feira, acrescentou Price.

Desde que o Taliban assumiu o poder em agosto, Washington congelou a assistência bilateral ao Afeganistão, mas diz que ainda está fornecendo ajuda por meio de grupos não governamentais. Há apelos para que as reservas governamentais mantidas nos Estados Unidos sejam disponibilizadas ao novo governo liderado pelo Taliban para aliviar uma crescente crise humanitária.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. eua e taliban tiveram …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.