EUA impõem sanções relacionadas à Coreia do Norte a indivíduos e entidades por lavagem de dinheiro
EUA impõem sanções relacionadas à Coreia do Norte a indivíduos e entidades por lavagem de dinheiro
Reuters
04/11/2025
WASHINGTON (Reuters) -O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos sancionou nesta terça-feira oito indivíduos e duas entidades que, segundo o órgão, estavam envolvidos em uma variedade de esquemas de lavagem de dinheiro relacionados à cibernética da Coreia do Norte.
O Departamento do Tesouro disse que a medida tem como objetivo cortar o financiamento dos programas de armas da Coreia do Norte.
'Ao gerar receita para o desenvolvimento de armas de Pyongyang, esses atores ameaçam diretamente a segurança global e dos EUA', disse John Hurley, subsecretário do Tesouro para terrorismo e inteligência financeira, em um comunicado.
'O Tesouro continuará a perseguir os facilitadores e incentivadores por trás desses esquemas para cortar os fluxos de receita ilícita da RPDC (República Popular Democrática da Coreia)', disse Hurley.
O Departamento do Tesouro disse que os banqueiros norte-coreanos Jang Kuk Chol e Ho Jong Son ajudaram a administrar fundos em nome de uma entidade designada, uma parte dos quais poderia estar vinculada a um agente de ransomware que já havia visado vítimas dos EUA.
O departamento disse que designou a Korea Mangyongdae Computer Technology Company, sediada na Coreia do Norte, por usar cidadãos chineses como procuradores bancários em uma tentativa de ofuscar a origem dos fundos. Também sancionou o presidente da empresa, U Yong Su.
A declaração do Departamento do Tesouro listou cinco outros indivíduos como representantes norte-coreanos baseados na China ou na Rússia de instituições financeiras da Coreia do Norte.
Também designou o Ryujong Credit Bank por fornecer assistência financeira em 'atividades de evasão de sanções' entre a China e a Coreia do Norte.
'Essas atividades incluíram a remessa de ganhos em moeda estrangeira da Coreia do Norte, lavagem de dinheiro e transações financeiras para trabalhadores norte-coreanos no exterior', afirmou.
(Reportagem de Doina Chiacu e Bhargav Acharya)
((Tradução Redação São Paulo))
REUTERS ES
Reuters

