EUA não viram plano detalhado de Israel para o pós-guerra, diz general
EUA não viram plano detalhado de Israel para o pós-guerra, diz general
Reuters
25/07/2024
Por Idrees Ali e Phil Stewart
WASHINGTON (Reuters) - O general mais graduado dos Estados Unidos afirmou nesta quinta-feira que Israel ainda não compartilhou muito de seu plano para o 'dia seguinte' da Faixa de Gaza assim que a guerra contra o Hamas chegar ao fim.
Os comentários feitos pelo general da Força Aérea C.Q. Brown, chefe do Estado-Maior Conjunto, foram feitos após o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ter discursado no Congresso dos EUA na quarta-feira, quando deu apenas um vago esboço de uma Gaza 'desradicalizada' após o conflito.
'Não houve muitos detalhes que pude ver de um plano deles', disse Brown em uma coletiva de imprensa no Pentágono. 'Isso é algo sobre o qual continuaremos trabalhando com eles.'
Washington tem pedido a Israel há meses para que crie um plano realista para o pós-guerra na Faixa de Gaza, e alertou que a falta dele pode causar um caos e o retorno do Hamas ao território palestino.
'Sobre o dia seguinte, falamos com os israelenses sobre isso, de como fazer uma transição. Falamos com eles várias vezes', afirmou.
Os palestinos dizem que apenas o fim da ocupação israelense e a criação de um Estado palestino trarão paz à região.
Mas em seu discurso no Congresso dos EUA, o premiê israelense não mencionou a criação de um plano para criar um Estado palestino após a guerra na Faixa de Gaza.
Tal ideia é algo ao qual seus parceiros na coalizão de extrema-direita se opõem fortemente, mesmo que o governo do presidente norte-americano, Joe Biden, tenha pressionado Israel a ceder nesse aspecto.
Reuters

