Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Europeus acionam mecanismo de resolução de disputas do acordo nuclear com Irã

Placeholder - loading - Edifício-sede da Agência Internacional de Energia Atômica, em Viena 09/09/2019 REUTERS/Leonhard Foeger
Edifício-sede da Agência Internacional de Energia Atômica, em Viena 09/09/2019 REUTERS/Leonhard Foeger

Publicada em  

Por John Irish e Guy Faulconbridge

PARIS/LONDRES (Reuters) - Reino Unido, França e Alemanha acionaram o mecanismo de resolução de disputas do acordo nuclear de 2015 com o Irã devido a violações cometidas por Teerã, mas disseram que não vão se juntar à campanha dos Estados Unidos de exercer máxima pressão sobre a República Islâmica.

'Não aceitamos o argumento de que o Irã tem o direito de reduzir o cumprimento do JCPoA (sigla em inglês do acordo)', disseram os três países em comunicado conjunto, dizendo que não tinham escolha a não ser ativar o processo que poderia levar a sanções da ONU.

'Em vez de reverter o curso, o Irã optou por reduzir ainda mais a conformidade', acrescentaram.

Os aliados europeus dos Estados Unidos tentam impedir o fracasso do acordo nuclear desde que o presidente Donald Trump retirou o país do pacto em 2018. Segundo o acordo, sanções internacionais contra o Irã foram suspensas em troca de Teerã aceitar limites ao seu programa nuclear.

Mas Washington reativou suas sanções, privando o Irã da maioria dos benefícios econômicos. O regime reagiu violando gradualmente os limites do acordo, e neste mês disse que descartará os limites à produção de urânio enriquecido, uma medida que os europeus disseram que provavelmente os forçará a reagir.

Em um dos clamores mais fortes da Europa por um novo acordo que substitua o pacto de 2015 abandonado por Washington, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que a maneira de avançar é aprovar um novo 'acordo de Trump'.

Conforme o mecanismo de resolução de disputas delineado no acordo, a seguir a UE informará as outras partes do pacto -- Rússia, China e o próprio Irã. Depois haverá 15 dias para resolver as diferenças, um prazo que pode ser prorrogado por consenso.

O processo pode acabar levando a um 'ricochete' -- a reativação de sanções adotadas em resoluções anteriores da Organização das Nações Unidas (ONU).

'Em algum momento temos que mostra nossa credibilidade', disse um diplomata europeus. Um segundo diplomata disse: 'Nossa intenção não é reativar sanções, mas resolver nossas diferenças por meio do mesmo mecanismo que foi criado no acordo'.

A saída norte-americana do acordo nuclear, e os transtornos econômicos graves causados pelas sanções que vieram a seguir, estimularam uma das maiores escaladas nas hostilidades entre Teerã e Washington desde a Revolução Islâmica de 1979.

A tensão se agravou seriamente desde 3 de janeiro, quando os EUA mataram o comandante militar mais poderoso do Irã, Qassem Soleimani, em um ataque de drone em Bagdá. O Irã respondeu lançando mísseis contra bases no Iraque que abrigam tropas norte-americanas.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. europeus acionam mecanismo de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.