Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ex-governador do Tocantins é preso em operação que investiga o desvio de R$ 300 milhões no Estado

Placeholder - loading - 05/09/2017 REUTERS/Sergio Moraes
05/09/2017 REUTERS/Sergio Moraes

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - A Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira o ex-governador do Tocantins Marcelo Miranda em uma operação que apura desvio de recursos públicos no Estado envolvendo fraudes em licitações, recebimento de propinas e lavagem de dinheiro, entre outros crimes, que teriam causado prejuízo de 300 milhões de reais aos cofres públicos.

A operação, batizada de 12º Trabalho, é sequência de outras quatro ações e tem ramificações também na operação Lava Jato. Segundo a PF, Miranda e também seu pai, José Edmar Miranda, e seu irmão, José Edmar Miranda Júnior, faziam parte de uma 'sofisticada organização criminosa' que 'sempre esteve no centro das investigações, com poderes suficientes para aparelhar o Estado, mediante a ocupação de cargos comissionados estratégicos para a atuação da organização criminosa'.

O ex-governador, seu pai e seu irmão foram presos preventivamente. A PF ainda realizou 11 buscas e apreensões em Tocantins, Goiás e Pará.

'Além da obtenção de novas provas, com a ação de hoje busca-se interromper a continuidade do crime de lavagem de dinheiro, uma vez que os investigados permanecem praticando atos de lavagem por meio de sofisticado esquema, utilizando-se de 'laranjas' para dissimular a origem ilícita de bens móveis e imóveis, frutos de propinas em troca de favores a empresários dos diversos ramos de atividade que mantinham contratos com o poder público.', diz nota distribuída pela PF.

Segundo os policiais, mesmo depois das operações anteriores o grupo continuava 'realizando operações simuladas envolvendo o comércio de gado de corte e empresas de fachada, construção e venda de imóveis' para lavar dinheiro obtido de forma ilícita.

Jair Alves Pereira, advogado do ex-governador, criticou a prisão.

'Estou analisando o processo, mas já digo que não há nenhum fato novo que justifique a prisão. São fatos requentados, que já compõe um outro processo, da operação Rei do Gado', disse.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ex governador do tocantins e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.